POLÍTICAS PÚBLICAS

Sesau participa da II Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima

Foto: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde) participou como entidade apoiadora da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada nesta quarta-feira, 10, pelo Coede-RR (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima).

A programação teve participação da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e da DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima).

O tema sobre “O Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência” definiu as discussões em torno dos desafios e avanços na garantia dos direitos do público e condiciona as propostas que irão para a Conferência Nacional e poderão virar leis que amparam as pessoas com deficiência.

“A Sesau levou uma palestra onde fala da avaliação biopsicosocial, que leva em consideração não somente a deficiência da pessoa, mas também todos os aspectos da vida dela”, explicou a conselheira do Coede-RR e diretora do Departamento de Políticas de Reabilitação da Sesau, Maria Barroso.

O psicólogo do CER II (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), George Cavalcante, também participou do evento nas discussões do Eixo Temático II, que tratou da garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.

“Essa nova legislação, que vem com a avaliação biopsicosocial unificada, vai garantir que a pessoa com deficiência tenha mais acesso às oportunidades e aos seus direitos, e aos benefícios que o governo federal, estadual e municipal deve ofertar para essa população”, salientou.

Ao final do evento, os participantes escolheram os delegados que participarão da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que este ano vai ocorrer no período de 14 a 17 de julho, em Brasília.

“Toda a Conferência é um ato muito importante, porque é um espaço democrático, onde vamos escolher propostas que vão virar leis, que vão virar políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, por isso da sua importância”, ressaltou a presidente do Coede-RR, Cléo Melo.