Estudantes da rede estadual de ensino têm a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e habilidades na área de química por meio da ORRQ (Olimpíada Roraimense de Química) e da OBQjr (Olimpíada Brasileira de Química Júnior.
A ORRQ é destinada a estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, bem como estudantes no 4º ano do ensino técnico, proporciona uma plataforma para testar e aprimorar os conhecimentos em química.
“A Olimpíada Roraimense de Química faz parte do Programa Estadual de Olimpíadas de Química. Tem o objetivo de descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química, estimulando a curiosidade científica e incentivando a se tornarem futuros profissionais”, disse o Coordenador do Programa Estadual de Olimpíadas de Química e Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química, Luiz Antônio Costa.
As inscrições para a Fase I da Olimpíada podem ser realizadas até o dia 20 de maio através do endereço eletrônico https://app.obquimica.org/login ou diretamente em https://rr.inscricoes.obquimica.org/.
Não há limite de inscrição por participantes por escola, permitindo que todos os interessados tenham a chance de participar. Os alunos classificados na ORRQ terão a oportunidade de avançar para competições regionais e nacionais, como a Olimpíada Norte/Nordeste e a renomada OBQ (Olimpíada Brasileira de Química).
Para mais informações e acesso ao regulamento completo os participantes podem acessar o link https://roraima.obquimica.org/regulamento.
OBQjr
Além disso, para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, há uma oportunidade na Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Os professores podem inscrever seus alunos até o dia 27 de maio através do link https://app.obquimica.org/login.
Os 100 melhores classificados terão a chance de participar da Fase II da Olimpíada Roraimense.
Todas as informações sobre a Olimpíada Júnior podem ser conferidas pelo link https://app.obquimica.org/login.