Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) promoveu nesta quarta-feira, 10, a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima.
O evento foi feito em parceria com o Coede (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e a DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima),
A programação aconteceu no auditório do Sicredi e teve o objetivo de discutir os desafios e avanços na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre questões fundamentais para a inclusão, acessibilidade e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.
A conferência reuniu centenas de participantes em um evento marcado por discussões profundas e reflexões sobre o empoderamento e a inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade, contando com a presença do Diretor de Relações Institucionais da SNDPD (Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), do MDHC (Ministério de Direitos Humanos e Cidadania), Antônio José Ferreira, além de autoridades governamentais e da sociedade civil, ativistas, especialistas e principalmente pessoas com deficiência e seus familiares.
Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, propor soluções e contribuir para a elaboração de políticas mais eficazes. Um dos pontos altos da conferência foi a apresentação de casos de sucesso de inclusão em diferentes áreas, destacando iniciativas inspiradoras e mostrando que a inclusão é não apenas possível, mas também benéfica para toda a sociedade.
Segundo a presidente do Coede, Cleomar dos Santos, a conferência é um momento importante para a população roraimense.
“Um dia de muitos desafios para a sociedade, a Conferência em si busca o fortalecimento e a participação da pessoa com deficiência na defesa de seus direitos, por meio de debates, eixos e mesas temáticas para construção de propostas, estratégias e desafios, onde iremos levar para a Conferência Nacional que será realizada no mês de julho em Brasília”, declarou.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que a Conferência Estadual busca mostrar ao público participante a importância da coletividade na inclusão das pessoas com deficiência.
“O foco principal da Setrabes e do governo do estado é olhar cada pessoa com sua eficiência, seu talento e potencial. Então a realização da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima tem o objetivo de tornar um evento lindo e muito significativo por meio da união de parceiros, associações e sociedade civil, onde o nosso propósito é cuidar dessas pessoas por meio das políticas públicas”, afirmou.
EIXOS TEMÁTICOS:
EIXO I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
EIXO II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
EIXO III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
EIXO IV – Cidadania e Acessibilidade;
EIXO V – Os desafios para a comunicação universal.