Rádio Roraima

SENSIBILIZAÇÃO

Maternidade promove panfletagem sobre prevenção da gravidez na adolescência

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth promove nesta quinta-feira, dia 8, uma panfletagem para pacientes sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência

Compartilhe:

Foto: Ascom/Sesau
Esse material traz informações sobre como prevenir uma gravidez  indesejada

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth promove nesta quinta-feira, dia 8, uma panfletagem para pacientes sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência.

Idealizada pela Direção de Ensino, Pesquisa e Divulgação da unidade, a atividade ocorrerá a partir das 10h, nas Alas das Margaridas e Girassóis, sendo inteiramente alusiva à Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

“Nós elaboramos uma programação voltada para a Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência. Será uma blitz educativa com apoio de alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima, com entrega de material informativo relacionado a esse tema”, destacou.

SOBRE A DATA

Instituída pela Lei nº 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência tem a finalidade de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

De acordo com o Ministério da Saúde, os adolescentes representam cerca de 23% da população brasileira, e um em cada sete bebês nascidos no país é filho de mãe adolescente.

Em Roraima, segundo dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatística do HMI, foram realizados 1.900 partos em pacientes com idade entre 11 a 19 anos no ano de 2022, enquanto em 2023 foram contabilizados 1.843 partos.

“Esse material traz informações sobre como prevenir uma gravidez  indesejada, das complicações que podem acontecer com essa adolescente; os reflexos externos que isso pode causar, como a questão da evasão escolar; a taxa de mortalidade materna; questões relacionadas à saúde emocional; entre outras situações”, completou Raissa.