Rádio Roraima

Fortalecimento da rede de vigilância no Estado é tema de encontro

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Secretaria de Saúde, por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) deu início nesta segunda-feira, 15, às discussões do 1° Encontro da Rede de Vigilância, Alerta e Resposta do Estado de Roraima. A abertura dos trabalhos ocorreu pela manhã no auditório da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima).

 

Com o tema “O papel do CIEVS”, a atividade vai abordar os aspectos conceituais e operacionais que devem fortalecer a Rede CIEVS no Estado, além de preparar autoridades locais para as diferentes emergências em saúde pública.

 

“Somos uma região endêmica para muitas doenças, tais como dengue, malária, passamos pela questão pandêmica da covid-19 e este centro faz os estudos das informações e dá os diagnósticos com relação a essas endemias”, destacou a secretária-adjunta da Sesau, Adilma Rosa Lucena.

 

Médica infectologista e representante técnica do CIEVS, Maria Soledade Benedetti conta que o evento vem para fortalecer a Rede de Vigilância, uma vez que o Estado faz fronteira com dois países e possui números expressivos de comunidades indígenas.

 

“Esse evento é o primeiro encontro dessa rede estratégica que envolve o Estado, o município de Boa Vista que é a capital, Pacaraima que fica na fronteira com a Venezuela e os dois Distritos Sanitários Yanomami e Leste”, ressaltou.

 

IMPORTÂNCIA

 

O CIEVS Roraima é um importante integrante do SUS (Sistema Único de Saúde), tendo como finalidade realizar a detecção, notificação, monitoramento e o apoio a resposta a eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública.

 

Segundo o consultor técnico da CGCIEVS (Coordenação Geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) do Ministério da Saúde, Otto Henrique Nienov, Roraima possui particularidades que devem ser comentadas no evento.

 

“É muito importante realizarmos esse evento aqui em Roraima e reunir esses representantes para fortalecer nossas estratégias de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública”, pontuou.

 

O evento se estenderá nos dias 16 e 17, com a realização do I Simulado da Rede CIEVS Estadual. A atividade será no auditório da CGVS, na rua Dr. Arnaldo Brandão com avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 283, bairro São Francisco.

 

“O simulado tem o objetivo de consolidar esse fortalecimento, esse entendimento de comunicação e de ações frente às possíveis emergências de saúde pública. Os simulados são pro especificamente pros técnicos que atuam na nos CIEVS”, completou Maria Soledade Benedetti.