Rádio Roraima

FRANCO DESENVOLVIMENTO | Censo revela perfil de empresas do Distrito Industrial de Roraima

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), publicou o censo empresarial do Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte. A pesquisa revelou que 67% das empresas fixadas no distrito são industriais e 31% consideradas de grande porte.

 

O relatório, que pode ser conferido no endereço eletrônico https://seadi.rr.gov.br/relatorios-da-seadi-2023/, revela também que 24% das empresas do distrito são de médio porte e 12,5% de pequeno porte; 25% microempresa e apenas 7,3% microempreendedor individual.

 

Dentre as ações aferidas no documento destacam-se o posicionamento estratégico das empresas, investimentos, empregos, além da motivação quanto à abertura de novos negócios.

 

“A pesquisa foi realizada de setembro de 2022 a janeiro de 2023 e teve como público-alvo empresas que desenvolvem atividades econômicas no Distrito Industrial. Inicialmente houve a cobertura de 96, das 152 empresas instaladas, ressaltando ainda a pretensão de darmos continuidade à pesquisa”, destacou a coordenadora de Estruturas para Produção e Comercialização da Seadi, Jádila Cotrim.

 

Sobre as empresas pesquisadas, o relatório apontou que mais de 60% das empresas do distrito obtiveram a titulação definitiva dos lotes, a partir do programa do Governo do Estado “Aqui tem Dono”, que trata da regularização fundiária no Estado.

 

Segundo o governador Antonio Denarium, o governo do estado tem investido na estruturação do distrito industrial com a finalidade de garantir mais condições para as empresas instaladas no local, assim como a garantia jurídica de ter o lote totalmente regularizado, com título definitivo, o que permite a captação de crédito no sistema bancário, por exemplo. “Além da regularização fundiária, o governo está trabalhando na infraestrutura com asfaltamento de ruas, meio fio, calçamento”, complementou.

 

Nos últimos anos, o Governo de Roraima tem viabilizado enorme progresso no polo industrial, fomentando capacitação para empresários e empregados, acesso ao crédito, expedição de títulos definitivos, criação de leis de proteção às indústrias, diminuição da burocracia, estruturação do Distrito Industrial, redução de impostos e segurança pública.

 

 

“Não somente a Seadi, mas outras instituições do Estado têm realizado serviços oportunos pelo desenvolvimento do Distrito Industrial, dentre elas estão a Seplan [Secretaria de Planejamento e Orçamento], Sefaz [Secretaria de Fazenda], Femarh [Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], Fier [Federação das Indústrias de Roraima], Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], Senat [Serviço Social do Transporte], Sest [Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte], Sesi [Serviço Social da Indústria] e outras”, complementou o secretário da Seadi, Márcio Grangeiro.