SEMANA DA PÁTRIA | Comemorações alusivas iniciam nesta sexta-feira

De 01 a 07 de setembro, o Governo de Roraima terá programação especial em homenagem à Semana da Pátria. A abertura solene está marcada para às 7h na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, com autoridades civis e militares, com o acendimento da pira. O evento de abertura é coordenado pela Casa Militar.

Serão realizados atos cívicos com representações das forças estaduais e federais, além da apresentação da banda da Polícia Militar.

A programação se inicia com o trajeto da tocha entre o 6° Batalhão de Engenharia de Construção e o Palácio Senador Hélio Campos, com acendimento da pira em frente ao ponto de chegada (Palácio).

Na ocasião, haverá participação de 60 alunos do Colégio Militar Estadual Derly Luiz Vieira Borges.

7 DE SETEMBRO

O desfile cívico-militar, que ocorre no dia 7 de setembro na Avenida Capitão Ene Garcês, é organizado pelo Governo do Estado de Roraima em parceria com órgãos militares. Este ano o percurso foi alterado e o desfile será no sentido contrário da avenida (do lado que fica a escola Monteiro Lobato), com início no terminal de ônibus (que fica no semáforo), sentido avenida Terêncio Lima.

O evento inicia às 7h com a revista do governador Antonio Denarium e o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Paulo Edson Santa Barba às tropas militares.

O secretário Chefe da Casa Militar do Governo de Roraima, coronel Ilmar Soares, ressalta que a população deve ficar atenta à outras rotas. “As ruas que interligam à avenida Ene Garcês e ao redor de todo o Centro Cívico serão interditadas para poder acomodar com segurança tanto quem vai desfilar, quanto quem vem prestigiar os desfiles do dia 7 de setembro”, destacou.

PARTICIPANTES

Entre as instituições que devem participar do desfile em pé do dia da independência, estão: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência; Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa; Secretaria de Educação e Desporto (desfile de 20 unidades de ensino, entre colégios estaduais militarizados e escolas estaduais).

E ainda: Secretaria de Cultura e Turismo (desfile de escolas particulares e instituições), Marinha do Brasil, Exército brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar de Roraima, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Polícia Penal e Guarda Civil Municipal de Boa Vista.

Já nos desfiles motorizados, participarão o Exército Brasileiro; Polícia Militar; Corpo De Bombeiros Militares; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Força Nacional De Segurança Pública; Polícia Civil; Polícia Penal; Guarda Civil Municipal De Boa Vista; Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Secult (Secretaria de Cultura e Turismo).