Rádio Roraima

TEORIA E PRÁTICA | Corpo de Bombeiros forma primeira turma de salvamento veicular em Roraima

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), realizou, na manhã desta sexta-feira, 19, a formatura geral de conclusão do 1º CSV (Curso de Salvamento Veicular) de Roraima. A formação, composta por 22 alunos, sendo 21 bombeiros militares e uma policial rodoviária federal, teve carga horária de 125 horas/aula divididas em atividades teóricas e práticas.

 

O evento ocorreu no pátio de formaturas do Quartel do Comando Geral e teve a presença dos bombeiros militares, familiares e representantes da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

 

A capacitação iniciou no dia 24 de março com as instruções teóricas ministradas em plataformas EAD e posteriormente teve a segunda etapa com as atividades práticas sobre as novas doutrinas do salvamento veicular adotadas pelos Corpos de Bombeiros do Brasil.

 

Durante a solenidade, os concludentes do curso fizeram uma demonstração técnico-profissional envolvendo dois cenários de vítimas encarceradas. Na oportunidade os bombeiros aplicaram técnicas nunca antes utilizadas no estado, como o rebatimento do piso do veículo.

 

O segundo sargento Jean Pereira da Silva, primeiro colocado do curso, falou da importância da capacitação. “Foi excelente o curso, tanto do nível profissional, quanto teórico e do uso dos materiais. Para mim foi uma grande satisfação fazer parte do curso”, disse.

 

O coordenador do curso, o major Mário Terra Leite, destacou o nível técnico alcançado pela primeira turma do CSV. “São 22 alunos formados em veicular, seguindo o que há de mais alto nível em termos de técnica e equipamentos para esse tipo de ocorrência. Então só temos a comemorar”, declarou.

 

Para o comandante-geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos, a conclusão do curso representa um momento histórico para a Corporação. “Hoje estamos vivendo um momento histórico. É o primeiro curso, um curso muito difícil de execução, mas que nos traz muita alegria por estar entregando mais 22 profissionais capacitados a atuar em ocorrências de alta complexidade”, finalizou.