COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL | Polícia Civil participa de audiência pública que debate políticas de proteção a crianças e adolescentes

Nesta quinta-feira, 18, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) participou de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Boa Vista que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de maio.

Buscando ir além do campo simbólico da data em que toda a sociedade brasileira lembra da importância da proteção das crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual, o assunto foi debatido por entidades de todas as esferas da sociedade roraimense. Entre elas, a delegada-geral adjunta da PCRR, Darlinda de Moura Viana.

Em sua fala, Moura alertou que o trabalho de prevenção da rede de segurança tem sido feito dentro do que a lei estabelece e que os resultados podem ser vistos com o aumento diário das prisões, resultados de investigações, tanto na Capital, quanto no Interior.

Para a delegada, contudo, o problema do abuso sexual da criança e adolescente vai muito além das delegacias. Ela reforçou a necessidade de se buscar a causa geradora do problema dentro da sociedade.

“Hoje Roraima figura com um dos maiores índice de abuso sexual contra a criança e o adolescente. Sabemos que dentro da rede de apoio, quando um caso é descoberto, todo o trabalho é realizado pelas autoridades. Mas não adianta somente prendermos e punirmos os responsáveis se os abusadores continuarem reincidindo na sociedade. É preciso se fazer um trabalho voltado para mudar a mentalidade abusadora”, afirmou Darlinda.

A audiência, proposta pelo vereador Melquisedek Menezes, teve o objetivo de elaborar um documento apresentando todas as problemáticas tratadas, no qual se buscará elaborar políticas públicas efetivas no combate a esse crime.