SAÚDE EM PAUTA

Sesau ressalta a importância dos cuidados com a Doença de Parkinson

Foto: Ascom/Sesau

Nesta quinta-feira, 11, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, uma data inteiramente dedicada à sensibilização sobre a importância dos cuidados com essa condição neurológica progressiva que afeta milhares de pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 1% da população mundial com idade acima dos 65 anos tem Parkinson. No Brasil, aproximadamente 200 mil pessoas são prejudicadas diariamente pela doença.

“Esse dia é importante justamente por ajudar a aumentar a conscientização sobre a condição neurológica desses pacientes, destacando os desafios enfrentados por eles diariamente. A data também promove a compreensão pública e incentiva o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de tratamentos”, afirmou a diretora do Departamento de Políticas de Reabilitação da Sesau (Secretaria de Saúde), Maria Barroso.

Em Roraima, o paciente com Parkinson pode recorrer aos serviços da Policlínica Coronel Mota, situada no Centro de Boa Vista, e no Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual, que atualmente funciona dentro da estrutura do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, no bairro Santa Tereza.

No CER II, inclusive os pacientes passam por sessões individuais e em grupo, adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa. Fornecendo a todo momento suporte contínuo e orientações para ajudá-los a viver plenamente com a doença de Parkinson.

“Entre os tratamentos indicados estão a fisioterapia, terapia ocupacional e até mesmo a atividade física, elas servem para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida”, destacou Maria.

SOBRE A DOENÇA

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. As pessoas acometidas por ela passam a ter a diminuição intensa da produção de dopamina, que é uma substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas.

Os principais sintomas da doença incluem a lentidão motora; rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo; tremores de repouso notadamente nos membros superiores, geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro; e desequilíbrio.

Maria Barroso ressalta ainda que para prevenir a doença, é preciso ter um estilo de vida saudável, realizando atividade física, consumindo alimentos saudáveis e mais orgânicos, além de dormir pelo menos oito horas todas as noites.

“É preciso ainda evitar o tabagismo, por ser um fator ligado ao desenvolvimento de doenças degenerativas”, completou.