Rádio Roraima

PRIMEIRO TRIMESTRE

HGR já realizou 33 cirurgias cardíacas com mutirões reduzindo tempo de espera do paciente  

Por meio de uma série de investimentos feitos pelo Governo do Estado, a Sesau (Secretaria de Saúde) tem se empenhado cada vez mais para transformar o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento em uma referência não só para o Estado

Compartilhe:

Foto: Ascom/Sesau

Por meio de uma série de investimentos feitos pelo Governo do Estado, a Sesau (Secretaria de Saúde) tem se empenhado cada vez mais para transformar o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento em uma referência não só para o Estado.

Entre os setores que mais se beneficiaram desse esforço está o que cuida da cardiologia. A especialidade é uma das que mais tem absorvido a crescente demanda dos pacientes que recorrem aos serviços do Sistema Único de Saúde do Estado.

Em 2024, até esta quinta-feira, 11, o Estado realizou 33 procedimentos cardíacos. O número é próximo das 37 cirurgias realizadas no ano de 2023, segundo dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatística da unidade hospitalar.

“Desde março de 2022 estamos vindo a Boa Vista, em regime de mutirões, operando os pacientes, e a partir de janeiro de 2024, estamos vindo regularmente todos os meses e atendendo aos pacientes que necessitam de tratamento cirúrgico das patologias cardíacas”, afirmou o cirurgião cardiovascular, João Bosco Pellatiero de Oliveira.

Ainda segundo Bosco, 15 pacientes serão atendidos até o fim deste mês, evitando assim a necessidade de gastos com o TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

“Eu admiro muito a iniciativa do Governo do Estado em promover esse tipo de atendimento que não existia [em Roraima]. Até então os pacientes eram todos conduzidos para outras localidades, às vezes extremamente distantes, o que era um transtorno, tanto para a família quanto para o paciente e atualmente estamos realizando todos os atendimentos aqui, sem exceção, todos procedimentos realizados no coração podemos fazer aqui em Roraima, com toda segurança e com todos os equipamentos necessários”, completou.

É importante destacar ainda que o HGR conta hoje com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiológica composta por uma equipe multiprofissional formada por médicos intensivistas, cardiologistas, fisioterapeutas e enfermeiros.

“O objetivo do HGR é manter esse serviço, priorizando as atividades dentro do hospital e também fora, nas atividades ambulatoriais. Consequentemente, quantificando e capacitando a equipe já existente e buscando novos profissionais para ampliar esse número, transformando a unidade em referência como centro de cardiologia”, pontuou a diretora geral do HGR, Patrícia Renovato.