Com o propósito de promover a atualização de servidores e melhorar o atendimento à população, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) promoveu nesta semana um treinamento sobre primeiros socorros.
Conforme explica a responsável pelo Núcleo de Educação da unidade, Terli Ayres, a atividade foi dividida em dois dias, tendo o seu encerramento realizado na manhã desta terça-feira, dia 18.
“O treinamento é voltado para os servidores da coleta de sangue e a parte da Clínica que faz o atendimento aos pacientes com problemas de sangue. Eles estão se atualizando em primeiros socorros caso alguém passe mal ou aconteça alguma situação de emergência”, afirmou.
O atendimento pré-hospitalar de pacientes foi um dos assuntos abordados. O tema foi conduzido pelo 2º Sargento do CBM-RR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Rayan Andrade, que destacou a relevância da ação.
Foram discutidos a importância do imediato atendimento a traumas em geral, como quedas, contusões, ferimentos cortantes ou perfurantes, mal súbito, ataques epiléticos, sangramento nasal, obstrução de vias aéreas, queimaduras e fraturas.
“Fizemos um treinamento de análise de vítimas, manobras de obstrução de vias aéreas, um pouquinho de reanimação cardiorrespiratória, e trouxemos os equipamentos para fazer uma demonstração prática de primeiros socorros”, ressaltou.
O enfermeiro do Hemoraima, Bruno Rodrigues, destacou a importância de se manter atualizado para melhor dar assistência para a população.
“A qualquer momento pode chegar situações aqui [no Hemoraima] em que podemos nos deparar e necessitar prestar os primeiros socorros, seja para um doador ou para alguém que sofreu algum acidente de trânsito aqui na frente [da unidade]”, frisou o servidor.
Paralelo a capacitação, uma equipe do setor de Capacitação de Doadores do Hemoraima esteve realizando visitas de sensibilização sobre doação de sangue e cadastro de voluntários de medula em unidades do Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem)
“O evento foi um sucesso, nós conseguimos muitos cadastros de voluntários para a doação de medula, e isso mostra a solidariedade das pessoas”, pontuou a enfermeira do setor, Liliana Bezerra.