Para reforçar o fornecimento de água para mais de 90 famílias que residem no bairro da Balança, no município de Pacaraima, o Governo de Roraima ativou, nesta sexta-feira, 21, um novo poço artesiano.
Com vazão de 20 mil litros de água por hora e com 100 metros de profundidade, o poço entrou em operação, após a realização de testes de qualidade da água feitos pela equipe do NCQ (Núcleo de Controle de Qualidade) da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), e vai somar com 100 metros de extensão de rede que foram construídos no bairro pela empresa.
O presidente da Caer, James Serrador, destacou os investimentos realizados pelo Programa Água para Todos, que executa obras de saneamento por meio da Companhia de Águas e Esgotos.
“O Programa Água para Todos executa obras de saneamento básico em todos os municípios. Hoje a Caer inaugurou o quinto poço em Pacaraima e, agora, a cidade já conta com 13 poços. O Governo de Roraima continua fazendo investimentos com o objetivo de universalizar o acesso à água potável no estado e também a coleta e o tratamento de esgoto”, afirmou.
Além de abastecer o bairro da Balança, o poço vai fornecer água para o posto de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Aderr (Agência de Defesa Agropecuária).
Estrutura de abastecimento na sede do município
Devido à migração venezuelana em massa, houve elevação do consumo de água em mais de 40% em Pacaraima. A população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o município é de 20.108 habitantes, porém esse número oscila para mais, em virtude do fluxo de pessoas que passam pela fronteira diariamente.
Os 13 poços que abastecem Pacaraima recebem reforço do Sistema de Captação de água no igarapé Sargento D’Ávila e ETA (Estação de Tratamento de Água), com capacidade de 90 mil litros de água por hora, ou seja, 1,9 milhão de litros por dia.
Além de dois reservatórios com capacidade para 125 mil litros e 150 mil, respectivamente, e 01 apoiado com capacidade de armazenamento para três milhões de litros de água, que foram reformados para garantir o abastecimento de qualidade e em quantidade suficiente para atender a população estimada pelo IBGE.
PROGRAMA
Ao todo, R$ 60 milhões estão sendo investidos em saneamento básico em todo o Estado, por meio do programa Água para Todos. Atualmente, os 15 municípios são atendidos pela Caer, com água potável em cerca de 90% e tratamento de esgoto de 96% na capital.
Nos últimos três anos, a Companhia investiu em reformas e construções de novos escritórios de atendimento, revitalização das estações de tratamento, perfuração de poços artesianos e execução de obras de extensão de rede na capital e no interior.