O ZEE-RR (Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima) é uma recente e grande conquista de desenvolvimento do Estado, que serve para nortear políticas públicas estratégicas de crescimento produtivo e valorizar as riquezas naturais de cada região do Estado.
Para fomentar um futuro de crescimento sustentável de Roraima, o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), tem promovido conhecimento a todos sobre os programas estruturantes para a execução do ZEE-RR.
Nesta quinta-feira, 4, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), uma equipe técnica da Seadi apresentou a base cartográfica do ZEE-RR ao vice-reitor Silvestre Lopes, que destacou a contribuição da instituição em resposta a problemas levantados sobre o zoneamento. A peça é considerada como “marco zero” do trabalho.
“A UFRR pode agregar enorme valor de conhecimento primário na parte geológica, de conservação e aprimoramento de solos, irrigação, saneamento, recursos hídricos, biológico, humanitário, entre outros fatores que possibilitam progresso com o ambiente ecológico e econômico do Estado“, disse.
Para o engenheiro agrônomo André Cerri, a união do Governo do Estado com as instituições é um estágio fundamental da implementação do ZEE-RR.
“Nesta fase inicial, estamos compartilhando os resultados obtidos junto às instituições parceiras que possuem afinidades com o desenvolvimento de zonificação, dentre elas a CPRM [Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais], a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e a UFRR para segmentarmos as ações e maximizar os orçamentos para implantar os oito programas estruturantes do ZEE-RR e efetivar uma melhor gestão territorial no Estado”, reforçou.
O secretário da Seadi, Márcio Grangeiro, enfatizou ainda a importância do ZEE-RR como ferramenta de gestão territorial estratégica. “O zoneamento pode orientar empreendedores, governantes e a própria sociedade com conhecimento prévio das potencialidades para o fomento e a instalação de políticas públicas e demais ações em cada região”, afirmou.
No site oficial do ZEE-RR, a população pode acessar três e-books destacando dados geoespaciais, mapas específicos e outros assuntos pertinentes ao documento. Os livros digitais estão divididos em diagnóstico de Meio Socioeconômico, Antropológico e Institucional, Recursos Naturais e Gestão Territorial.
PROGRAMAS
- Programa de desenvolvimento agroflorestal para a recuperação de áreas alteradas ou degradadas;
- Programa estadual de licenciamento ambiental e regularização do passivo ambiental;
- Programa de implementação do ZEE-RR;
- Programa de ciência e tecnologia aplicadas à gestão territorial;
- Programa de assistência técnica, extensão rural, produção rural e agregação de valor;
- Programa de desenvolvimento de base florestal (madeira e não madeira), mineral e turismo;
- Programa de infraestrutura de logística e escoamento para novos mercados;
- Programa de apoio à implementação dos planos de gestão territorial e ambiental (PGTAs) das terras indígenas.