Rádio Roraima

JOVEM CONDUTOR | Governo de Roraima lança projeto para retirada de primeira CNH para estudantes de escolas estaduais

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Nesta quinta-feira, 4, o Governo de Roraima lançou oficialmente o Projeto Jovem Condutor, uma iniciativa realizada entre o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) e a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio de termo de cooperação técnica.

 

O evento ocorreu durante a abertura do Maio Amarelo, que traz a importância da valorização da vida e ações para o trânsito seguro. O projeto piloto contempla 11 escolas que iniciam as oficinas a partir da segunda quinzena de maio. Todos os estudantes que receberão as aulas teóricas são do ensino médio.

 

“A partir de agora não é somente uma parceria. É uma determinação do governador Antonio Denarium que todas as escolas aptas a receber o projeto participem. São dez anos da campanha Maio Amarelo, e acreditamos na importância do trabalho da educação no trânsito nas escolas”, disse o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

 

Na organização das estratégias do projeto, a Seed vai acompanhar, orientar e fortalecer as ações contidas na proposta baseada na Resolução n° 265 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que prevê que estudantes do Ensino Médio possam fazer aulas de Educação no Trânsito (um curso preparatório) na escola.

 

“Roraima é o terceiro Estado do Brasil a adotar este projeto. Só estamos atrás do Distrito Federal e do Amazonas, que começaram há algum tempo”, destacou o Diretor do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Álvaro Duarte.

 

DIN MICA

 

O curso preparatório para aquisição da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terá duração de 90h. É pré-requisito que o aluno participante esteja na 2ª série do Ensino Médio.

 

Em abril, o Detran-RR realizou uma formação para professores selecionados pela equipe gestora das escolas pilotos, para atuarem na preparação dos estudantes na busca pela primeira CNH, que terão a oportunidade de realizar a prova teórica sem custos e, caso aprovados, farão somente a prova prática na autoescola.

 

“A partir da segunda semana de maio, estaremos nestas escolas, juntos com os instrutores, faremos a entrega dos materiais e abordaremos os objetivos desta mudança de cultura e comportamento no trânsito que começa em sala de aula”, disse a chefe de educação de trânsito do Detran-RR, Andreia Nicoletti.

 

O quantitativo de turmas atendidas no projeto será definido por escola. Os estudantes receberão livros e também terão à disposição um aplicativo com aulas, testes, informação sobre legislação no trânsito e simulados.

 

“A ideia é que o aluno realize o processo preparatório na escola e quando completar 18 anos não precisará fazer a prova teórica. O benefício é dele, mas também de toda a sociedade. O aluno terá mais tempo para se preparar para ser um bom condutor”, enfatizou a chefe de Educação de Trânsito do Detran-RR, Andreia Nicoletti.

 

ESCOLAS PARTICIPANTES

 













Escola

Município

01

Lobo D’Almada

Boa Vista

02

Mário David Andreazza

Boa Vista

03

Major Alcides Rodrigues dos Santos

Boa Vista

04

Antonio Carlos da Silva Natalino

Boa Vista

05

América Sarmento Ribeiro

Boa Vista

06

Padre José Monticone

Mucajaí

07

José Vieira de Sales Guerra

Caracaraí

08

Geraldo da Silva Pinto

Alto Alegre

09

José de Alencar

Rorainópolis

10

Indígena José Marcolino

Comunidade Contão – Pacaraima

11

Fagundes Varela

Boa Vista