O Governo de Roraima lançou, na terça-feira, dia 28, o concurso público para o cargo de procurador do Estado, da PGE-RR (Procuradoria-Geral do Estado de Roraima). Os interessados têm de 12 de abril a 3 de maio a para efetivar a inscrição. O valor é R$ 170 e o edital está disponível no endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/.
O governador Antonio Denarium enfatizou que a notícia vem a público após 17 anos da realização do último certame e demonstra o quanto a gestão está compromissada com o desenvolvimento do Estado e valorização das carreiras públicas.
Ele destacou ainda a importância do reforço no quadro da PGE, órgão que concentra todas as demandas judiciais que têm relação com o Poder Executivo e influenciam na vida cotidiana da população.
“O trabalho dos advogados públicos é fundamental para o desenvolvimento do Estado, pois são eles que nos orientam e dão os balizamentos jurídicos necessários para que possamos definir as linhas de trabalho que influenciam a vida de todo cidadão roraimense”, definiu.
Em seguida, o governador exemplificou a importância do trabalho desempenhado por um procurador e conclamou os “concurseiros”, a virem disputar uma das cinco vagas ofertadas.
“Cito como exemplo, o trabalho que fizemos em parceria com Tribunal de Justiça, que permitiu, de forma histórica, que nós pudéssemos começar a negociar e pagar os precatórios dos servidores públicos que além de não terem perspectiva próxima, para recebimento, ainda teriam que esperar por muito tempo para receber, na fila dos precatórios. Essa foi uma vitória que teve o trabalho da PGE-RR, carreira que vai ganhar mais robustez. Convido os interessados que preenchem os requisitos que constam no edital, para se inscreverem e tentar uma das cinco vagas”, reforçou Denarium.
O procurador-Geral, Jean Michetti, afirmou que se trata de um momento histórico para PGE-RR, uma vez que quase duas décadas depois do último concurso, novos procuradores irão chegar para reforçar o trabalho de uma equipe que hoje conta com 41 advogados públicos do Governo de Roraima.
“A carreira já aguardava o anúncio desse concurso há quase 20 anos. O Estado cresceu, as necessidades se tornaram mais latentes e certamente, com a chegada de novos colegas Procuradores, poderemos redefinir o fluxo das demandas e inclusive instituir iniciativas que estavam paradas”, explicou.
Concurso será em duas fases
O presidente da Comissão de Concursos e Seletivos, procurador Eduardo Lazerte, detalhou que o concurso terá duas fases.
A primeira fase, prova objetiva, será no dia 2 de julho de 2023 e a segunda fase, que é a prova discursiva, no dia 6 de agosto.
“As duas fases acontecem exclusivamente em Roraima e destaco que das cinco vagas, uma é para pessoas com deficiência”, ressaltou Lazarte.