Em visita a Roraima, comitiva do Amapá conhece ações e avanços da gestão do Governo do Estado

O Governo de Roraima está recepcionando, nesta semana, uma comitiva do Governo do Amapá liderada pelo vice-governador do Estado, Antônio Teles Júnior, para discutir e trocar experiências entre os Executivos sobre vários assuntos, como a modernização da legislação ambiental e de recursos hídricos, além de temas voltados à segurança jurídica e fundiária e conhecer empreendimentos no setor produtivo local.

Na manhã desta terça-feira, 28, a equipe amapaense, composta por autoridades  políticas, secretários e representantes de instituições do Estado, se reuniu com o governador Antonio Denarium no Palácio Senador Hélio Campos. Eles puderam discutir com a contrapartida de Roraima temas relativos às peculiaridades e desafios que as duas unidades amazônicas têm em comum.

Foram tratadas pautas comuns ao Amapá e a Roraima e à região amazônica no âmbito do desenvolvimento social e econômico, e a expertise de cada Estado em termos de governança e garantias nos setores produtivos locais.

“Estamos realizando esta visita institucional porque o Amapá e Roraima são Estados muito similares do ponto de vista da geografia e da formação política. Estamos aqui para compartilhar boas experiências, e Roraima hoje é uma referência no que diz respeito ao processo de crescimento econômico, sobretudo no agronegócio”, declarou o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior.

Durante a reunião, o Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) entregou aos visitantes um documento com o histórico da regularização fundiária no Estado.

O governador Antonio Denarium afirmou no encontro que Roraima e Amapá têm algumas peculiaridades e desafios em comum, e que o Governo local vem trabalhando para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios para atrair investidores e gerar emprego e renda para a sociedade roraimense.

“Esse trabalho que foi desenvolvido ao longo do primeiro mandato continua em Roraima. O Amapá é nosso Estado irmão e que, assim como a gente, precisa se desenvolver. E toda vez que um Estado da Região Norte se fortalece, Roraima também vai se fortalecer. Por isso ficamos muito felizes pelos nossos resultados serem referência na economia e queremos aproveitar a oportunidade para repassar nossa experiência e também aprender um pouco de outros temas”, disse Denarium.

O vice-governador ressaltou que a experiência de Roraima proporcionando uma legislação ambiental e fundiária consistentes permite ao Estado ter segurança jurídica para que os empreendedores possam investir na região. “Em nome do governador Clécio Luís e do povo do Amapá, nossa gratidão ao apoio oferecido. Que possamos potencializar não só o Amapá, mas tenhamos uma Amazônia desenvolvida e forte”, completou Teles Júnior.

Durante a agenda desta terça, a comitiva visita ainda alguns órgãos estaduais em companhia de autoridades da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a Seadi e o Iteraima. Os participantes também realizam uma visita a Bonfim e, na quarta-feira, 29, visitam empreendimentos do setor agrícola.

A previsão de retorno da equipe é nesta quinta-feira, 30, quando voltam para Macapá (AP).