Técnicos da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, reuniram os servidores da saúde municipal de Boa Vista na tarde desta quinta-feira, dia 09, para discutir a elaboração do Plano de Contingenciamento para o Enfrentamento das Arboviroses.
A reunião dá continuidade às ações iniciadas na semana passada, quando Roraima realizou a capacitação em manejo clínico das arboviroses urbanas e silvestres. A atividade foi totalmente voltada para os profissionais médicos e enfermeiros da rede primária (prefeitura) e rede especializada (governo).
“Após a capacitação sobre o manejo da dengue na semana passada, os técnicos do município de Boa Vista receberam o feedback da participação dos profissionais na capacitação e também a apresentação do plano de contingência para o enfrentamento das arboviroses”, informou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.
Na ocasião, os participantes puderam debater a organização do fluxo de atendimento do paciente suspeito de arboviroses dentro das unidades básicas de saúde, desde a notificação, investigação, classificação de risco até a realização da prova do laço como medida fundamental para identificação de sinais de gravidade, além do aprimoramento de estratégias de coleta de exames para o diagnóstico e vigilância de alta qualidade.
“Foi uma reunião de articulação e organização do fluxo no município de Boa Vista, com a participação da atenção especializada do município, vigilância epidemiológica, atenção básica, entomologia e zoonoses”, destacou Valdirene, que ressaltou que as mesmas atividades serão levadas para as cidades do interior.