PATRIMÔNIO DE RORAIMA | Governador Antonio Denarium assina autorização para restaurar a Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller

Nesta quinta-feira, 21, o governador Antonio Denarium assinou a ordem de serviço que autoriza o início da restauração da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, prédio histórico localizado no centro de Boa Vista que já foi residência oficial dos governadores do Território Federal do Rio Branco e é tombado como patrimônio de Roraima.

Serão realizados serviços de restauração na área total de 231,87 m² de área construída da Casa da Cultura, que contará com dois ambientes externos no jardim e terá acessibilidade em todos os espaços.

O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 1.215.645,94.

“A Casa da Cultura foi construída na década de 1940. O prédio está ligado diretamente ao processo histórico de implementação do Território Federal do Rio Branco, criado em 1943, e se tornou a residência oficial dos governadores. Então para nós é de extrema importância restaurá-la e devolvê-la à sociedade, resgatando a cultura do nosso Estado por meio desse prédio tão importante para a história do nosso Estado”, declarou o governador Antonio Denarium durante o evento de assinatura.

O secretário de infraestrutura e vice-governador, Edilson Damião, ressaltou a parceria com a ABL (Academia Roraimense de Letras), que usará o espaço como sede.

“A Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller vai ser restaurada para ser devolvida ao setor da cultura, às famílias roraimenses, entregue para a atual e próxima geração de cidadãos da nossa terra. E como vamos fazer isso? Cedendo a Casa para a Academia Roraimense de Letras (ABL), formado por poetas, escritores, jornalistas e estudiosos da arte. Muitos desses integrantes da ABL são de famílias tradicionais do nosso Estado e que há anos esperavam por esse tão sonhado momento. Estamos felizes em promover esse momento”, explicou o vice-governador.

Prédio será utilizado como sede dos imortais da literatura roraimense

A Academia Roraimense de Letras tem 33 anos de criação e atualmente é composta por 33 integrantes. A presidente da ARL, Cecy Lya Brasil, celebrou a parceria e explicou como o espaço será usado futuramente pela Academia e como será a contribuição à sociedade.

“Estamos há 33 anos lutando pela nossa sede, principalmente nos últimos dez anos. E graças ao governador Antonio Denarium hoje está sendo uma tarde memorável, alegre e festiva, porque nós veremos a restauração de um patrimônio histórico, respeitando a memória dos nossos antepassados. E com certeza daqui a um ano, quando for entregue nosso prédio, estaremos contando muitas histórias dos nossos antepassados, nossas memórias, e aí estará a disposição de todo o alunado, do turista, do universitário, dos professores, pesquisadores. Enfim, a Academia Roraimense de Letras promete”, celebrou a presidente da ARL, Cecília Brasil.

APROVADO PELO IPHAN

Por se tratar de um prédio histórico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o projeto de restauração passou por uma avaliação e aprovação de técnicos do instituto, ocorrida em março deste ano.

A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2024.

O secretário-adjunto da Secult, Jaffé Oliveira, detalhou os investimentos na área da cultura no Estado.

“Hoje o governador dá a valorização exata depois do processo. Não é uma obra simples, não é uma reforma, e sim uma restauração. Vai se manter toda a característica originária do ambiente, preservando a essência de toda a originalidade da Casa e valorizando as tradições e os pioneiros que chegaram ao Estado”, destacou Oliveira.

Além dos fazedores de cultura, os próprios comerciantes também agradeceram pela revitalização. De acordo com o comerciante Lázaro Barros, a nova Casa de Cultura trará benefícios à região central, inclusive para quem anda pelos centros comerciais.

“Vai melhorar e muito para nós, porque até o comércio vai melhorar. Vai ter gente que vem aqui olhar, ver como é, e a gente vende bem com o movimento e a segurança”, destacou Barros.