O Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) prestou uma homenagem aos ex-presidentes do Instituto, com a instalação de uma galeria com as fotos dos gestores que passaram pelo Instituto.
A solenidade ocorreu na tarde de quarta-feira, 20, na sede do Iteraima, no bairro 31 de Março, momento em que o governador Antonio Denarium também realizou entrega de 150 títulos definitivos rurais para produtores rurais do Estado.
Os homenageados estiveram em períodos distintos à frente da instituição ao longo de 31 anos e ajudaram a consolidar o Iteraima como órgão de regularização fundiária estadual.
O governador Antonio Denarium discursou sobre as conquistas do Iteraima durante a inauguração da galeria.
“Hoje mais uma entrega de títulos definitivos e inauguração da galeria dos ex-presidentes do Iteraima. Já entregamos mais de 15 mil títulos definitivos. Só de terras rurais já foram entregues mais de 1,3 milhão de hectares. E o governo está entregando títulos definitivos urbanos, rurais e no Distrito Industrial”, disse.
A presidente do Iteraima, Dilma Costa, relatou a contribuição que cada um dos homenageados prestou ao Instituto.
“Hoje a inauguração da galeria dos presidentes, desses heróis que construíram todo esse alicerce para que hoje nós pudéssemos estar aqui, dando continuidade ao trabalho de regularização de terras em Roraima. É uma homenagem a eles e não poderia ser diferente com a entrega de títulos. Todos os eventos do Iteraima são simbolizados pelas entregas de títulos definitivos aos nossos produtores rurais”, disse a presidente.
O primeiro presidente do Iteraima, Álvaro Calegari, foi um dos homenageados e ressaltou a emoção em receber o reconhecimento de sua gestão.
“Para mim essa homenagem significa uma gratidão muito grande, e também um reconhecimento do trabalho que nós começamos há 30 anos atrás. Então, eu fiquei muito feliz em ser homenageado hoje aqui. Agradeço ao governador Antonio Denarium e à presidente Dilma pela oportunidade”, declarou.
TÍTULOS DEFINITIVOS
Durante a solenidade também foi realizada a entrega de 150 títulos definitivos rurais para produtores de Boa Vista, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, além dos pólos produtivos de Normandia e do Passarão, na zona rural de Boa Vista.
Um dos contemplados com título definitivo foi o produtor Antônio Souza Santos, da região da Vila Recrear no município de Alto Alegre, que desde 2001 aguardava o documento da sua propriedade.
“Pelo tempo, a gente fica com aquela ansiedade, e depois de tanta demora, agora graças a Deus vai sair, é muito bom pra gente que é agricultor familiar, é uma garantia”, concluiu.