PARA O BRASIL | Secult-RR participa de lançamento de editais de fomento à cultura

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou, na noite desta quarta-feira (27) na ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), da Oficina sobre editais Cultura Viva “Sérgio Mamberti” e “Fomento à Pontões de Cultura”, promovido pelo MinC (Ministério da Cultura) e pela ALE-RR. O evento contou com a participação de autoridades, grupos culturais e mestres que movimentam o setor.

Representantes do MinC realizaram a apresentação dos editais e puderam capacitar artistas e fazedores de cultura do Estado. Os dois editais totalizam cerca de R$ 60 milhões em investimentos realizados pelo Governo Federal nas cinco regiões do Brasil.

O diretor de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais do MinC, Tião Soares, destacou que todas os estados do país devem participar destes editais que vão premiar vários setores da cultura.

“O primeiro edital, ‘Sérgio Mamberti’, contempla quatro áreas culturais. Já o segundo edital, que é o dos Pontões, contempla a todos, ou seja, todos os fazedores de cultura podem participar. É só assim reativa cada vez mais, as políticas culturais do Brasil e de Roraima, com             ênfase na base comunitária e cultura viva”, afirmou Soares.

De acordo com o secretário-interino de Cultura e Turismo, Jaffé Oliveira, os editais promoverão ainda mais a cultura em Roraima.

“É mais uma série de editais que estão sendo lançados pelo MinC e Roraima só tem a ganhar. É uma honra firmar essa parceria com o MinC que fomenta nosso setor e que vai contemplar muitos roraimenses. O Governo de Roraima já vem se empenhando com a Lei de Incentivo à Cultura e com mais esses editais do Governo Federa, será mais uma grande força”, ressaltou o secretário.

SOBRE OS EDITAIS

O edital Cultura Viva – Premiação Sérgio Mamberti vai premiar 1.117 iniciativas culturais para potencializar a Política Nacional de Cultura Viva, por meio do reconhecimento da relevante contribuição dos agentes culturais que promovem a preservação, valorização e a difusão da diversidade cultural, bem como fortalecem as expressões das culturas populares e tradicionais.

O Edital prevê quatro prêmios culturais: Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo; Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina; Prêmio Diversidade Cultural e Prêmio Pontos de Cultura Viva.

O segundo edital, Pontões de Cultura, vai fomentar 46 Pontões de Cultura para desenvolverem, articularem e darem continuidade a ações culturais das Redes de Pontos de Cultura, relevantes para a diversidade cultural brasileira e para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva no Brasil.

Pontão de Cultura: associação cultural e/ou educativa, sem fins lucrativos, que atue em rede e seja certificada. Atenção: podem concorrer aqueles certificados como Ponto ou como Pontão de Cultura, pela Plataforma Cultura Viva.

Os dois editais estão com inscrições abertas. Para mais informações www.gov.br/cultura/pt-br.