JOGOS ESCOLARES | Mais de 100 atletas participaram das disputas neste sábado

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desportos), realizou neste sábado, dia 17, a etapa regional dos 50° JERs (Jogos Escolares de Roraima), nas modalidades Taekwondo, Wrestling e Judô, com a participação de 130 atletas, sendo a maioria da Capital Boa Vista e atletas de Normandia e de Mucajaí.

As disputas ocorreram no Ginásio Senador Hélio Campos e um dos coordenadores do evento, Nedson Brito, destacou a importância da competição para alunos-atletas e lembrou que os classificados garantem vagas para os JEBs (Jogos Estudantis Brasileiros) e para os Jogos da Juventude.

“Tivemos um total de 130 atletas inscritos, da capital, de Mucajaí e de Normandia. São alunos de escolas estaduais e atletas que têm a idade, que são das escolas municipais, também participam. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria vão participar dos JEBs, que ainda não tem um local definido para serem realizados, mas ocorrerão em novembro. Os Jogos da Juventude serão realizados entre os dias 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo”, explicou.

O coordenador da Wrestling, uma modalidade de luta olímpica, e presidente da Federação Roraimense de Wrestling, Anderson Braga, disse que a categoria é nova em Roraima, é uma Federação nova, mas que está orgulhoso do crescimento da modalidade e há vários projetos em andamento, inclusive com o Governo do Estado, por meio IDR (Instituto de Desporto de Roraima).

“É a mais nova modalidade de luta aqui no Estado.  É a luta mais antiga dos Jogos Olímpicos. Desde os Jogos da Antiguidade, só fica atrás do Atletismo. Tivemos 23 inscritos. É motivo de orgulho pra gente conseguir trazer essa modalidade e já termos medalhistas nos Jogos Escolares, mesmo antes da fundação da Federação. No ano passado, trouxemos o segundo lugar. Temos vários projetos, inclusive o sincretismo com as lutas indígenas”, explicou Braga.

O coordenador da Judô, professor Paulo Cezar, ressaltou que os atletas estão lutando para se classificar e assegurar a vaga para os jogos nacionais.

“Foi um evento atípico porque tivemos três competições ao mesmo tempo.  O Judô, o Taekwondo e o Wrestling. Um público muito bom, os atletas lutando pra conquistar a vaga pra ir para o nacional. Foram lutas memoráveis, muito boas.  Estou muito satisfeito”, comemorou.

Atletas falam da expectativa de classificação para os jogos nacionais

O atleta Wanderson Coimbra Ferreira, de 15 anos, aluno da Escola Lobo D’Almada, foi medalha de prata no estilo Greco-Romano dos JEBs 2022 e vai lutar para garantir vaga para os Jogos da Juventude deste ano.

“O esporte faz parte da minha vida. Comecei com sete anos no Judô, depois fui para o Jiu-Jítsu. No ano passado, comecei a treinar o Wrestling e gostei muito, é um esporte bom. Quero deixar um convite para os adolescentes para virem aqui na Academia Budokan que também tem judô, e as portas estão abertas”, contou.

A aluna atleta de Taekwondo da Escola Estadual Fagundes Varela, Marlene Vitória, de 12 anos, já está com a vaga garantida para os JEBs.

“Eu comecei a praticar esporte com seis anos. Sempre gostei de fazer artes marciais. Comecei primeiro no Jiu-Jítsu, depois mudei pro Taekwondo. Estou um pouco nervosa porque é a minha primeira viagem pelos jogos, meu primeiro campeonato, e espero conseguir ganhar lá também”, falou.

O estudante do Colégio Militar Luiz Rittler de Lucena, Carlos Gabriel, de 13 anos, atleta do Taekwondo, disse que está treinando há um ano e espera se classificar para participar dos Jogos Escolares.

“Eu estou treinando há um ano Taekwondo. Ano passado, viajei para o Rio de Janeiro, competi lá. Este ano, consegui me classificar de novo e vou participar dos Jogos Escolares e vou tentar ganhar lá. O esporte é a minha vida, representa a minha carreira, é a minha profissão”, disse.

Feliz com a classificação e a vaga para os Jogos Escolares, o aluno-atleta da Escola Estadual Euclides da Cunha, Ian de Alencar Coelho, de 13 anos, que começou aos dois anos praticar esporte, falou da expectativa para os jogos nacionais.

“Estou muito feliz por conseguir a vaga para o campeonato nacional que é muito disputado. No ano passado, eu fui, mas infelizmente não consegui uma colocação. Este ano, a gente está confiando bastante pra conseguir ter essa chance de subir no pódio. Não vejo a minha vida sem o Judô.  Já estou com a minha vaga garantida nos Jogos Escolares Brasileiros e, nessa etapa, vão se juntar os melhores do Brasil de cada lugar”, ressaltou.

O atleta Kaio Samuel Malinoswski, de 17 anos, da Escola Lobo D’Almada, pratica Judô desde os sete anos, para ele o esporte é tudo.

“A minha infância e a minha adolescência foram no tatame. O sensei Paulo me ensinou desde cedo, eu até digo que ele é meu pai, sempre me ensinou o que é certo e o que é errado. Uma influência muito boa na minha vida. A minha expectativa para os Jogos da Juventude é de fazer boas lutas e que eu possa ter um bom desenvolvimento”, completou

A aluna atleta da Escola Estadual Mariano Vieira, em Normandia, Kayane Kamu Fidélix Raposo, de 14 anos, faz parte do Taekwondo e mantém a esperança de fazer boas lutas. “Minha expectativa é ganhar, ir para a etapa nacional e realizar meu sonho.  Que este ano seja melhor que o ano passado. Estou nervosa, mas preparada”, finalizou.