O final de semana foi de muitas disputas para a Delegação de Roraima em todas as modalidades. No Atletismo, que ocorre na pista da Academia da FAB (Força Área Brasileira) em Pirassununga (SP), os estudantes Alessandro Sampaio e Kaio Basilio, da Escola Estadual José Vieira Sales Guerra, de Caracaraí, competiram na prova de Lançamento de Disco e garantiram vaga para a final, que ocorreu no domingo, 3.
A dupla não ficou nas primeiras colocações na prova do Disco, mas na prova de Arremesso de Peso, Kaio Basílio conquistou o primeiro lugar na classificatória.
A final ocorreu nesta segunda-feira, 4, e Kaio ficou em 7º; Alessandro Sampaio ficou em 11º lugar.
A atleta Samara Andrade, também da Escola Sales Guerra, participou da final dos 100m com barreiras, ficando em 19º lugar. Nesta segunda, a atleta participou da prova dos 800m ficando em 4º lugar da série 2.
Manuella Nunes Araújo da Escola Estadual Ana Libória, conquistou o 4º lugar na 2ª série na prova dos 200m.
Ainda nas provas de pista, Ana Isabel Lima do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Maria dos Prazeres Mota, ficou em 2º lugar na 5ª série dos 200m. Victor Henrique Silva, da Escola Sales Guerra, também garantiu o 3º lugar na 6ª série da prova dos 200m.
O aluno Nicolas Norran Silva, da Escola Estadual Venceslau Catossi (Mucajaí), disputou a prova de “Salto em Distância”. Esta é a primeira vez que ele participa dos Jogos da Juventude, e relatou sobre a experiência. “Nunca competi fora de Roraima. Em 2022 fiquei a poucos centímetros da vitória. Desta vez o obstáculo foi o treinamento. Tive pouco tempo”, disse.
No Ciclismo, Yusnel Isaías Gutierrez, do CEM Cícero Vieira Neto, de Pacaraima, ficou em 4º lugar na prova de velocidade. Além disso, Rosiday Gomez, do Instituto Federal de Roraima avançou nas finais na classificação por pontos garantindo o 10º lugar dentre 50 ciclistas. Nesta segunda-feira, os atletas participaram da prova de Estrada. Dheyvid ficou em 13º e Rosiday em 21º.
“A prova de Estrada define quem são os melhores da modalidade. Eu vejo que o Estado de Roraima está melhorando. Conseguimos trazer uma representação feminina, o que é uma grande evolução para o nosso esporte, principalmente em nossa região onde tudo é muito distante”, afirmou o técnico Emilângelo Medeiros.
Taekwondo, Wrestling e Badminton não avançam na fase classificatória
No Wrestling (luta olímpica), a equipe roraimense superou desafios significativos, porém, neste domingo, 3, estacionou nas oitavas de final no “Estilo Livre” tanto no naipe masculino quanto no feminino.
A equipe de Taekwondo também disputou as oitavas de final, no entanto, os atletas não passaram para as quartas de final, encerrando a participação na modalidade.
O destaque da equipe de Taekwondo foi o atleta Deivid Gustavo do CEM Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, que ganhou a primeira luta por nocaute e lutou de igual pra igual com um atleta faixa preta Maiky Pinto de Goiás, chegando a ficar na frente no placar por alguns instantes da luta.
No Badminton, as duplas de Roraima também entraram em ação. Ana Lívia, da Escola Estadual Monteiro Lobato e Ingride do CEM Fernando Grangeiro de Menezes no naipe feminino e Arlisson Ferreira do CEM Cícero Vieira Neto e Álvaro Felipe Ribeiro do CEM João Rogélio Schuertz (Caracaraí) fizeram sua estreia, mas não conseguiram avançar e foram desclassificados na primeira etapa.