INICIAÇÃO CIENTÍFICA | Alunos da escola Monteiro Lobato representam Roraima na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo

Cinco estudantes da Escola Estadual Monteiro Lobato foram selecionados como finalistas da 21ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) edição 2023. A Feira ocorrerá de 20 a 24 de março no Campus da USP (Universidade de São Paulo) e os estudantes representarão Roraima com o projeto “Endoparasitas de peixes comercializados na Feira do Produtor de Roraima”.

Os alunos Letícia da Paixão, Emanuelle Mendes e Fábio Carvalho, todos do Ensino Médio, irão acompanhados dos professores orientadores Thiago Yamada e Eliana Furtado. A equipe garantiu a credencial para a Febrace após conquistar o primeiro lugar na Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima) realizada em novembro de 2022.

“A Seed [Secretaria de Educação e Desporto] continua incentivando os nossos alunos na descoberta de novos talentos, principalmente na área científica. Disponibilizamos as passagens para estudantes e professores representarem Roraima na Febrace”, disse o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

A escola também recebeu apoio da Coordenação de Iniciação Científica do Ceforr (Centro Estadual de Formação de Profissionais da Educação de Roraima) que organizou a Fecirr e também mantém contato com os organizadores da Febrace.

“Tivemos o apoio da Seed e nós estamos muito orgulhosos dos nossos alunos terem conseguido participar desta Feira. Nós fomos a única escola de Roraima selecionada para este grande evento. Só temos a agradecer”, exaltou a gestora da escola Monteiro Lobato, Rozmeri Binsfeld.

A professora orientadora da pesquisa, Eliana Furtado, explicou que a escola contou também com a parceria do Instituto Federal de Roraima [IFRR] e da Embrapa para desenvolver o trabalho científico.

“Convidei os estudantes a desenvolverem esse trabalho porque em nosso Estado há muito consumo de peixe, principalmente nas comunidades ribeirinhas e existem poucas pesquisas na área para ver a realidade do nosso pescado. Os estudantes aceitaram, então fizemos algumas parcerias. Foram seis meses de pesquisa, estudos e avaliações e o resultado está aí, um sucesso”, disse a professora.

Os alunos terão a oportunidade de apresentar o trabalho na etapa final da Febrace junto a outros 109 mostras científicas de todas as regiões do país e concorrerão a diversos prêmios, entre eles a chance de representar o Brasil na Science & Engineering Fair 2023, nos Estados Unidos.

“O nosso objetivo foi pegar os peixes e tratar o sistema digestório para verificar que existe alguma espécie parasita que percorre a musculatura do peixe e a gente acabar ingerindo. Por isso é importante deixar o alimento bem cozido ou bem assado e não o comer cru”, disse Letícia da Paixão, uma das alunas expositoras do trabalho.

VENCEDORES DA FECIRR 2022

Os estudantes vencedores participaram pela primeira vez da Fecirr e já conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Médio com uma pesquisa sobre os peixes consumidos em Roraima.

Eles estudaram o sistema digestório dos peixes encontrados nos rios locais para identificar alguma espécie que possa causar doenças nas pessoas. Foram analisados sete tipos de peixes mais comercializados na Feira do Produtor, entre eles, o cará, o piau, o tambaqui, e o tucunaré.

O projeto foi vencedor da categoria “Ensino Médio” da 29ª Fecirr, que ocorreu entre os dias 29 e 30 de novembro de 2022 no Parque Anauá.