ESTAR | Governo de Roraima leva ação de saúde, esporte, lazer e educação para o Baixo Rio Branco

Neste sábado, dia 18, o Governo do Estado estará presente com diversas ações no Baixo Rio Branco. Os moradores de Santa Maria do Boiaçu e vilas ribeirinhas, localizadas ao Sul do Estado, receberão cestas básicas, atendimentos de saúde, atividades esportivas e de lazer, e infraestrutura para o fomento da agricultura familiar na região.

A ação conjunta reúne as Secretarias de Governo: Saúde (Sesau), Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Educação e Desporto (Seed), Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater).

Os pescadores de matrinxã e pacu serão contemplados com kits de pescas (barcos e motor rabeta), caixa térmica e rede para pescar. Além disso, os moradores receberão 1.000 mudas de açaí e 100 pés de acerola. Essa ação é coordenada pela Seadi.

O governador Antonio Denarium destacou que a ação de governo é uma forma de levar serviços e atendimentos em geral para as áreas mais distantes e de difícil acesso do Estado. “Nosso governo sempre está presente no Baixo Rio Branco. Essa será a primeira ação deste ano, com serviços, consultas médicas e distribuição de cestas básicas, além da entrega de uma patrulha mecanizada para fomentar a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar dos moradores da região”, disse.

As famílias cadastradas no Cesta da Família serão beneficiadas na ação. Serão distribuídas 1.000 cestas básicas para moradores das vilas Bela Vista, Cachorrinha, Caicubi, Canauani, Dona Cota, Fazendinha, Floresta, Gaspar, Itaquera, Lago Grande, Miraiba, Palestina, Remanso, Sacaí, Samaúma, Santa Helena, Santa Maria do Boiaçu, Santa Maria Velha, São Jorge, Terra Preta e Xixuaú.

A Sesau disponibilizará consultas com oftalmologista, cardiologista e ginecologista, além de ofertas vacinas do esquema vacinal. A Polícia Civil emitirá cerca de 200 RGs (Registro Geral) e o Iater vai entregar uma patrulha mecanizada composta por um trator agrícola, uma grade aradora com controle remoto e uma carreta agrícola, que vai atender a 20 famílias da região.

A Seed também participará da ação levando atividades esportivas e de lazer para os estudantes e moradores das comunidades ribeirinhas. “Não podíamos ficar de fora dessa importante ação institucional. Estaremos no Baixo Rio Branco com a equipe do Desporto para a entrega de materiais e promoção clínicas esportivas. Além disso, na próxima semana outra equipe da Secretaria estará percorrendo as comunidades ribeirinhas para acompanhamento pedagógico das escolas da Região”, ressaltou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

As atividades esportivas serão coordenadas pela equipe do IDRR (Instituto do Desporto de Roraima). Serão realizadas clínicas esportivas nas modalidades de vôlei de praia, voleibol e badminton. Além disso, haverá entrega de kits de materiais esportivos para fomentar a prática esportiva na localidade.

“Os materiais serão utilizados nas aulas de Educação Física e para treinamentos com objetivo de contribuir com a preparação de estudantes para participação de competições esportivas regionais e estaduais”, explicou o chefe interino do Núcleo de Desporto Escolar do IDRR, Nedson Brito.

Serão entregues bolas de futsal, voleibol, futebol, handebol, kits para jogos de tênis de mesa (bolas, rede e raquetes), além de uma mesa de tênis de mesa, rede de voleibol, um kit de jogo de badminton e jogos lúdicos de dominó e boliche.

Jogos Escolares 2023 terão pontapé inicial no Baixo Rio Branco

Para marcar o início das atividades dos 50° JER’s (Jogos Escolares de Roraima) – Edição Ouro, a equipe do IDRR entregará a tocha com o fogo simbólico dos JER’S ao governador Antonio Denarium, simbolizando o início das seletivas regionais da maior competição esportiva estudantil do Estado de Roraima.

No ano passado, pela primeira vez, uma equipe de futsal da Região Baixo Rio Branco participou dos JERS. Na competição estadual, o time feminino da Escola Estadual José Bonifácio conquistou a vaga para representar Roraima nos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorreram no Rio de Janeiro (RJ) em novembro. As meninas trouxeram na bagagem a medalha de ouro para o Estado, feito inédito para o Baixo Rio Branco.

Visitas pedagógicas às vilas ribeirinhas

No período de 20 a 24 de março, uma equipe do DGE (Departamento de Gestão Escolar) da Seed estará realizando visitas pedagógicas nas escolas ribeirinhas do Baixo Rio Branco.

Além da Escola Estadual José Bonifácio, a Seed atende as demais escolas das vilas da região (Caicubi, Cachoeirinha, Sacaí, Terra Preta, Canauani, Floresta e Remanso).

As vilas são atendidas com aulas no sistema de Ensino Itinerante, no qual os professores, lotados na Escola José Bonifácio, atendem de forma itinerante os estudantes das demais vilas, passando um período de 30 dias em cada localidade.