INCENTIVO AO ESPORTE |Governo contempla associações com passagens aéreas e kits e dá início a aulas de Jiu-jitsu no Vila Jardim

O Governo de Roraima realizou, na manhã deste sábado, 8, no Residencial Vila Jardim, a entrega de materiais esportivos a dez entidades sociais contempladas pelo programa Mais Esporte Mais Cidadania. Além disso, 31 atletas de várias modalidades receberam também incentivos com a entrega de passagens aéreas nacionais e internacionais.

O Mais Esporte Mais Cidadania é executado pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), por meio da Coordenação de Esportes, e a ação esportiva social teve continuidade com o lançamento do Projeto ” Vida Ativa”, que vai atender a comunidade com a oferta de aulas de jiu-jitsu.

Foi realizada a aula inaugural, com a participação de 50 alunos iniciantes dos programas sociais que são efetuados no CAS (Centro de Atendimento Social), Vila Jardim, em parceria com a Academia Legião de Jiu-jitsu, que está ofertando 300 vagas para esta etapa social.

O governador Antonio Denarium ressaltou que a prática esportiva, incentivada por meio das ações de governo, tem possibilitado a conquista de títulos nacionais e internacionais de grande destaque pelos atletas atendidos pelo Compete Roraima.

“Por meio dos projetos realizados, temos a possibilidade de apoiar nossos atletas. Eles estão representando Roraima em várias competições e conquistando títulos de grande relevância nacional e internacional”, destacou.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, detalhou os programas sociais que são desenvolvidos pela Coordenação de Esportes, na capital e no interior, enfatizando que as associações esportivas estão tendo a oportunidade de ampliar seus atendimentos sociais com os kits de esportes. Somado a isso, com o programa “Vida Ativa”, lançado neste sábado, serão atendidos 300 alunos iniciantes, em parceria com a Academia Legião.

“Os programas sociais esportivos, com as parcerias que estamos idealizando, estão ampliando os atendimentos em todo o Estado.  O Programa Compete Roraima já beneficiou mais de 2 mil atletas com a concessão de passagens aéreas e terrestres.  Em todas as ações no interior, temos atendido as federações esportivas com vários kits de esporte. São investimentos do governo estadual alcançando todos os municípios”, afirmou.

A coordenadora de Esportes da Setrabes, Carol Maduro, também salientou os trabalhos realizados pela Coordenadoria.

“Realizamos esse atendimento de hoje por meio de três projetos que compõem o Programa Mais Esporte Mais Cidadania.  Com o Esporte Social, fizemos entrega de kits esportivos para as modalidades de vôlei, futsal, futebol de campo e Society e xadrez. O Compete Roraima entregou passagens áreas nacionais e internacionais para participação de atletas e de treinadores em competições fora do estado. Além disso, tivemos a aula inaugural da modalidade jiu-jitsu por meio do projeto “Vida Ativa”, que trabalha iniciação esportiva. Incluímos agora o jiu-jitsu em parceria com a Academia Legião. Temos certeza de que vai ser uma das ações com grande sucesso no nosso programa”, ressaltou a coordenadora.

Representantes de agremiações destacaram o trabalho do governo em prol do esporte

O presidente da Liga Roraimense de Karatê, Adauto Andrade, recebeu passagens para os atletas que vão participar de uma competição internacional e agradeceu pelo apoio.

“Hoje é um dia memorável. Recebemos sete passagens do Governo do Estado. Vamos à Hungria disputar o Campeonato Mundial de Karatê da SKIF [Federação Internacional de Karatê Shotokan]. Isso é grandioso para todos nós, é a realização de vários sonhos que estamos priorizando há muito tempo. Nosso agradecimento especial ao governador por abraçar e fomentar o esporte e à Setrabes, que vem desenvolvendo um trabalho excelente. Com muito esforço, fé, ética e disciplina, representaremos nosso estado e nosso país na Hungria com brilhantismo”, frisou.

O professor e coordenador do Projeto Digital Vôlei, Reliton Terminelles, também ressaltou a importância da ajuda ofertada pelo governo.  “Nosso projeto existe há quatro anos e é desenvolvido no bairro Pintolândia. Trabalhamos nesse período com os alunos da comunidade escolar e da comunidade em geral. Receber esse kit de bolas vai nos ajudar muito, pois somos carentes de material, apesar de recebermos algumas bolas de doações da Federação. Então, essa ajuda do Governo do Estado é muito importante”, afirmou.

A presidente da Federação de Desporto Aquático de Roraima, Ednelma Veras, recebeu passagens que vão possibilitar a ida dos atletas à Paraíba, onde vão participar de uma competição regional na próxima semana. Ela falou otimista dos resultados obtidos pela equipe e da expectativa de novas conquistas.

“Nossos atletas vêm se destacando nacionalmente e também aqui, quebrando recordes e, sempre que vão competir fora, trazem medalha. Eles representarão Roraima em uma competição na Paraíba na semana que vem. Com certeza, ganharemos novas medalhas. Temos atletas que, inclusive, já fizeram parte da seleção brasileira, participaram de sul-americanos, trazendo medalhas para Roraima”, enfatizou.

Um dos atletas da natação que irão à Paraíba é Yago Araújo, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Camilo Dias. Ele pratica natação há nove anos, participa de competições há cinco anos e mostrou confiança em bons resultados.

“Tenho grande expectativa, treino bastante e estou bem focado. Fico olhando sempre o ranking do Norte e Nordeste. Há provas nas quais tenho chance de ganhar medalha, de bater recorde, confio que consigo me sair bem. Esse vai ser o segundo campeonato Norte e Nordeste do qual participarei. Participei do primeiro no ano passado e fui medalhista em duas provas”, concluiu.