Governo entrega primeira etapa do Projeto de Infraestrutura do Distrito Industrial

O Governo de Roraima realizou, neste sábado, 8, a cerimônia de entrega da primeira etapa do Projeto de Infraestrutura do Distrito Industrial, localizado em Boa Vista. Foram asfaltados 4 km de via e durante toda a sua extensão foram instaladas calçadas, ciclovias e foi construída uma rotatória. O projeto foi realizado no trecho localizado entre o 5º Distrito Policial até próximo à sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O Governador Antonio Denarium destacou a obra de infraestrutura e ações importantes realizadas em outras áreas.

“São os maiores investimentos da história de Roraima no Distrito Industrial. Já foi iniciada a segunda etapa do projeto de urbanização no Distrito e, com isso, mais 12 ruas serão asfaltadas, cerca de 5 km de pavimentação”, disse o governador.

Ele ressaltou também outros investimentos feitos no local. “E aqui no Distrito Industrial tem mais investimentos. Agora, a Polícia Militar está 24 horas por dia na região. Vamos iniciar também a obra de iluminação do Distrito Industrial com lâmpadas de LED. Vamos fazer aqui, por meio da Caer, a rede de abastecimento de água. As empresas instaladas aqui não tinham segurança jurídica, não tinham o título definitivo, e o Governo do Estado já entregou mais de 200 títulos definitivos no Distrito Industrial, dando segurança jurídica para todos os proprietários de imóveis”, acrescentou Denarium.

Na primeira fase foram investidos cerca de R$9,5 milhões, oriundos de recursos do convênio com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), destinados pelo senador Mecias de Jesus e também contou com a contrapartida do Governo do Estado. O parlamentar federal esteve presente na cerimônia de entrega e detalhou toda a articulação realizada para que os recursos federais fossem utilizados para a urbanização da região.

“Primeiro é uma satisfação muito grande minha por fazer essa parceria com o governador Antonio Denarium para melhorar Boa Vista e consequentemente todo Estado de Roraima. Fizemos 4 km na primeira fase e 5 km na segunda etapa, que já está em andamento. Essa obra significa apoio ao pequeno, médio e grande empresário e essa nova infraestrutura também atrai grandes empresas para o Distrito Industrial e, com isso, vamos gerar mais empregos para a população de Roraima. Agradeço ao governador, ao vice-governador Edilson Damião e ao deputado estadual Marcos Jorge que era secretário de Planejamento na época e que me solicitou esse recurso para essa obra. Eu fico feliz de ter conseguido o recurso e ver a obra executada’’, reconheceu o parlamentar.

O Distrito Industrial possui atualmente 150 empresas instaladas, que geram mais de quatro mil empregos diretos. O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Distrito Industrial, Remídio Monai, destacou as melhorias para os trabalhadores que se deslocam de diversos bairros de Boa Vista para o Distrito Industrial diariamente.

”Isso representa para nós um começo de como deve ser o novo Distrito Industrial. Antes, para os trabalhadores chegarem às empresas, eles chegavam com a água no joelho. Então hoje os trabalhadores têm melhores condições de chegar ao local de trabalho. E essa obra concluída valoriza o trabalho das empresas, valoriza pros clientes que vêm visitar aqui. Então a gente tem que agradecer ao governador, agradecer ao senador Mecias de Jesus por estar trazendo essa obra. A gente está aqui hoje para agradecer e, ao mesmo tempo, continuar com as reivindicações de mais trabalho, mais asfalto, mais segurança e outras melhorias’’, disse o presidente.

O evento de entrega foi realizado nas dependências da empresa Jhon Green Roraima, que está no mercado há 16 anos e é especializada na venda de maquinários agrícolas. A empresa está localizada na via que foi contemplada com a primeira fase do projeto de infraestrutura do Distrito. O empresário Jorge Fukuda, de 68 anos, um dos quatro sócios da empresa, destacou as melhorias feitas.

‘’Primeiro quero agradecer ao nosso governador e a sua equipe por estar trazendo melhorias para o nosso Estado. Em resumo, nessa região aqui a gente tinha problema de veículos atolados e situações do tipo. O desenvolvimento chega e, se não tiver as melhorias necessárias, fica muito difícil para as empresas se tornarem produtivamente viáveis. E é importante esse trabalho que o nosso governador faz não só aqui na região do Distrito Industrial, mas nas regiões agrícolas também. Porque nós mexemos com equipamentos e maquinários agrícolas e, se não tivermos o desenvolvimento rural, aqui na nossa empresa também fica difícil. Esse conjunto que o governador faz, do meio rural ao meio urbano, se torna muito importante pra nós. O governador está de parabéns’’, disse o empresário.