CORAFI

Governo promove debates prévios para evento que fortalece agricultura indígena e familiar de Roraima

Foto: Ascom/Iater

O Governo do Estado, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), realizou nesta quinta-feira, 18, os debates prévios da Corafi-RR (Conferência das Organizações Rurais da Agricultura Familiar e Indígena de Roraima), no auditório do Campus Rorainópolis da Uerr (Universidade Estadual de Roraima).

O debate mostra os resultados das demandas levantadas na 1ª Corafi, que foi realizada em maio de 2023, em Boa Vista. O próximo debate pretende reunir os produtores e lideranças dos municípios de Mucajaí, Iracema e Caracaraí.

A 2° edição da Conferência está prevista para ocorrer no mês de junho deste ano. O evento também oportuniza a apresentação de projetos oferecidos pelo Governo, instituições federais, municipais e financeiras com foco no setor agrícola, segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida das famílias e indígenas, além de fortalecer organizações rurais com programas e projetos nos eixos de desenvolvimento sustentável, saúde, educação, gestão e economia em Roraima.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Iater, José Antônio Vicente, explicou que a etapa do sul do estado, reúne quatro municípios: Caroebe, Baliza, São Luiz e Rorainópolis, em que são ouvidas todas as associações, organizações e entidades parceiras do eixo produtivo para discutir justamente as prévias da Corafi-RR.

“A Corafi-RR será a grande organização temática que acontece em breve e de forma mais ampla e abrangente. Nessas etapas regionais temos uma discussão mais próxima do produtor, buscando sempre o desenvolvimento deles próprios, que são o nosso grande público e a base da economia do nosso Estado”, explicou.

ESCUTA ATIVA

O vice-presidente da Associação do Projeto de Assentamento Sucuriju, conhecido como o Assentamento dos 40, Antônio Fernandes Mendes, afirmou que o evento descentralizado e por etapas é uma maneira de reunir todas as instituições relacionadas ao desenvolvimento para ouvir o setor produtivo. A entidade abarca produtores de várias vicinais de Rorainópolis.

“Não precisa que os produtores se desloquem dos seus municípios, das suas localidades, até a capital. Aqui nós já podemos falar sobre a nossa demanda e a nossa necessidade, o que mais a gente precisa e que pode ser resolvido com instituições como o Iater ou a Seadi [Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação]. Então é uma ocasião muito bem vinda para nós”, disse.

DEMANDAS

Os diretores de Defesa e Inspeção Vegetal e de Defesa e Inspeção Animal da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Marcos Prill e Diego Costa, reforçaram a participação de todas as instituições do Estado ouvirem as demandas dos produtores a nível local.

“Eles conseguem visualizar melhor e não ser aquela medida política impositiva. Então a presença no Corafi traz as instituições do Estado para atender da melhor forma o setor produtivo”, relatou Prill. “Inclusive essa demanda vinda diretamente do produtor facilita para que a gente formule políticas públicas e realmente alcance de forma efetiva o pequeno produtor rural de Roraima”, frisou Costa.