O Governo do Estado premia nesta quarta-feira, 20, cerca de 15 projetos de fomento ao empreendedorismo do Programa Centelha Roraima, executado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima). A premiação ocorrerá no auditório da sede do Sebrae Roraima, a partir das 18h30.
Segundo o presidente da Faperr, Pedro Cerino, o programa busca incentivar ideias inovadoras dentro de Roraima. “O objetivo é dar continuidade no fortalecimento dos negócios no estado de Roraima. Então, esse programa visa identificar e reconhecer as melhorias práticas de ideias inovadoras”, ressaltou.
ETAPAS
O Programa Centelha foi composto por diferentes etapas. Na primeira, os aprovados passaram pelo processo de seleção das ideias inscritas. Na segunda etapa houve networking e jornada de workshop.
Na terceira etapa ocorre o projeto de fomento, em que os selecionados informam o cronograma de execução do projeto e financeiro. A quarta etapa é a assinatura de outorga.
Agora o programa entra na quinta etapa, que é o acompanhamento que consiste no conjunto de atividades que devem ser executadas para que os empreendedores possam desenvolver as empresas.
De acordo com a coordenadora do Programa, Jorgeana Silva, os projetos terão todo o suporte técnico necessário e metodologia para o desenvolvimento na evolução do negócio dentro de suas atribuições.
“Nesse sentido, a Faperr estará desenvolvendo um suporte técnico nos produtos das empresas contempladas, acompanhamento do desenvolvimento das empresas com a metodologia Centelha, além de fornecer informações dos próximos passos do empreendimento e avaliações finais frente a evolução do negócio através de relatórios e visita em loco”, explicou.
O PROGRAMA
O Centelha é promovido pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), executado de forma descentralizada por meio da articulação institucional e cooperação com órgãos e entidades do Governo do Estado.
O edital visa impulsionar ideias inovadoras e geração de novas empresas de base tecnológica de interesse social e empresarial, além da formação da cultura do empreendimento inovador.
Neste sentido, o programa busca ideias que desenvolvam produtos, processos ou serviços inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional.