HUANGLONGBING

Aderr participa de palestra sobre experiência de Santa Catarina com praga quarentenária

Na manhã desta segunda-feira ,18, técnicos da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) participaram de uma palestra por videochamada transmitida pela Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) sobre os focos da praga quarentenária HLB (huanglongbing) naquele Estado e as ações executadas em campo para contê-la.

Foto: Ascom/Aderr
A praga atinge todas as espécies cítricas (laranja, limão, tangerina, entre outras) e tem como vetor o inseto psilídeo-asiático-dos-citros (Diaphorina citri), que dissemina a bactéria entre as plantas.

A Comissão de Sanidade dos Citros da Aderr requisitou a palestra sobre as experiências do corpo técnico da Cidasc com relação à confirmação da praga quarentenária HLB em Santa Catarina, com objetivo de ampliar o conhecimento do corpo técnico sobre a praga que é considerada das maiores ameaças à citricultura mundial em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva.

A doença huanglongbing, também conhecida como greening ou amarelão-dos-citros, não está presente no Estado de Roraima. A constatação foi feita pela Aderr a partir dos resultados de análises laboratoriais em um intenso trabalho em todo o território roraimense.

Segundo o gerente de Defesa Vegetal da agência estadual, Guilherme Rodrigues, o objetivo da palestra foi conhecer a experiência na aplicação do Plano de Contingência do HLB em Santa Catarina, tendo em vista que todas as unidades da Federação devem ter medidas elaboradas a fim de atuar de forma rápido em uma situação emergencial de detecção da praga.

“O Governo de Roraima tem o plano já elaborado, mas gostaríamos de saber os desafios enfrentados na execução de outros Estados, considerando todas as particularidades que um trabalho dessa magnitude pode enfrentar”, disse.

O presidente da agência, Marcelo Parisi, enfatizou o trabalho que o Governo do Estado vem fazendo na prevenção do HLB. Para isso foi realizado, no ano passado, um monitoramento das frutas cítricas e após análise laboratorial, não foi identificado a presença da praga em Roraima.

“O Governo está intensificando as ações de controle fitossanitário com o objetivo de manter o Estado livre de pragas quarentenárias. A ação, executada pela Aderr, é voltada para a identificação da huanglongbing, HLB ou greening-dos-citros, bactéria responsável por atacar a produção de todas as variedades de citros e causar prejuízos econômicos”, disse Parisi.

Santa Catarina era considerada Estado sem ocorrência de HLB, mas em 2022 foram localizadas plantas com suspeita de contaminação no município de Xanxerê, com resultado positivo confirmado por análise laboratorial. O levantamento fitossanitário também encontrou casos em outros municípios do Estado.

A PRAGA

O greening-dos-citros é uma doença causada pelas bactérias do tipo Candidatus Liberibacter spp. que pode provocar grandes prejuízos à fruticultura, causando má-formação dos frutos e, em alguns casos, morte precoce das plantas.