GASTRONOMIA REGIONAL

Governo faz distribuição de damurida para o público do São João no Parque Anauá

O Governo de Roraima, por meio da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), promoveu nesta quinta-feira, 25, durante o São João no Parque Anauá, a distribuição de 100 litros de damurida para a público do arraial. A comida típica dos povos Macuxi, Taurepang e Wapichana é um das estrelas gastronômicas de Roraima e vem conquistando o paladar de mais pessoas fora dos círculos tradicionais.

Foto: William Roth

O “damuridão” foi feito na Tenda do Agro, espaço em que os órgãos do eixo de desenvolvimento apresentam iniciativas e projetos até o encerramento do festejo. Em 2023, no mesmo espaço, foram servidos 50 litros da iguaria.

A tradicional receita tem cinco ingredientes básicos: peixe, água, (muita) pimenta, sal e tucupi, que formam uma combinação amazônica que não existe em outros lugares e é um prato considerado sagrado para os povos indígenas de Roraima.

A consultora técnica da Sepi, Francineth Raposo, endossou a importância do prato e ressaltou o fortalecimento da cultura dos povos indígenas em Roraima feita pela pasta.

“Nós também incentivamos a culinária indígena, como a damorida. É uma comida à base da pimenta e do peixe, que tem um sabor místico, fantástico, e pode ser comida tanto com a farinha quanto com o beiju. A expectativa do Governo é divulgar a cultura dos povos nativos, principalmente a gastronomia, que é pouco conhecida. Esse reconhecimento faz com que os povos indígenas consigam cada vez mais construir e contribuir com o Estado de Roraima”, explicou.

E quem provou a damurida ofertada na Tenda do Agro, aprovou o ensopado picante com louvor. O gerente de parque de diversão Bruno dos Santos disse que o prato cai bem no período de inverno, por conta de sua composição de sabores.

“Essa é uma ideia muito inovadora, que eu acho muito bom. O bom é que você prestigia os povos indígenas daqui da nossa região, vê as apresentações de dança, dá o espaço pra eles, para mostrar seus trabalhos. Isso é muito importante, por parte do governo, para a sociedade indígena”, avaliou.

CULTURA INDÍGENA EM DESTAQUE

Durante toda a semana do São João no Parque Anauá, os povos indígenas terão forte destaque na Tenda do Agro. Até sábado, 27, 12 artesãos dos povos Macuxi, Taurepang, Wai Wai e Wapichana, apresentarão e venderão suas obras. Somente nesta quinta-feira, 25, quatro artesãos faziam suas exposições.

Uma dessas artesãs é a Vanda Domingos da Silva, da comunidade indígena Canauanim, município do Cantá, pertencente à etnia Macuxi. Junto a outros artesãos, apresentou peças como colares, brincos, cocar, cestarias feitas de fibra de buriti, arumã, cipó titica, entre outros itens. Ela falou sobre o espaço cedido pelo Governo para a amostra de artesanato.

“Eu quero agradecer ao Governo por nos dar essa oportunidade. A Secretaria dos Povos Indígenas têm essa parceria com nós, artesãs, onde sempre a gente está apresentando, levando, vendendo nossas peças. Então nós temos essa grande oportunidade de levar nossas coisas para o público”, frisou.

O público que prestigiou a Tenda do Agro teve a oportunidade de conhecer o grupo de dança parixara da organização indígena Dunui Sannau, de Boa Vista, que encantou o público durante toda à noite.

O espaço dado aos povos indígenas no São João no Parque Anauá é mais uma das iniciativas executadas pelo Governo de Roraima para as comunidades indígenas. Somente no eixo da agricultura familiar, a gestão trabalha os projetos de grãos, de avicultura e de piscicultura. Outros projetos voltados ao plantio de ervas medicinais e ao fomento do artesanato são executados pela Sepi.

Tenda do Agro terá “fim de semana da comilança” para o público do arraial

As surpresas gastronômicas da Tenda do Agro não param e, nesta sexta-feira, 26, o Governo, por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) e da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), servirá cerca de 530 kg de pamonha para o público, superior aos 500 kg servidos em 2023, quando a distribuição do quitute iniciou.

Já no sábado, o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) produzirá e servirá cerca de 40 kg de arroz carreteiro para o público presente. Dois grandes tachos serão utilizados no preparo.