O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), via Ceppir (Coordenação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), promoveu nesta quinta-feira, 25, a Abertura da Semana das Mulheres Pretas Latino-Americanas e Caribenhas.
O evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade em ações que gerem visibilidade a importância do recorte de gênero e raça na elaboração de políticas públicas, além de demonstrar a conquista pelo espaço que as mulheres pretas latino-americanas e caribenhas estão alcançando, com mais direitos garantidos e na construção de diálogos e a elaboração dessas diretrizes.
A cerimônia de abertura contou com a dinâmica de Empoderamento Feminino, Oficinas de Turbantes, cartazes – Campanha Agosto Lilás, limpeza facial e ofertas de serviços de saúde, nutrição, esmaltação e outros.
A secretária Tânia Soares afirmou que a ação reforça a resiliência e as conquistas das mulheres, um espaço de diálogo, respeito e igualdade, promovendo assim uma sociedade mais justa e inclusiva para todas.
“A Setrabes vem promovendo diversas ações especiais dedicado às mulheres pretas latino-americanas e caribenhas. Neste evento único, celebraremos a diversidade, a cultura e o poder feminino dessas mulheres incríveis que tanto contribuem para a nossa sociedade” disse.
A coordenadora do Ceppir, Rafaela André, destacou que o evento tem o intuito de amplificar as vozes e promover a igualdade de gênero e racial.
“A semana é importante para mobilizar a sociedade sobre o recorte de raça e gênero, como uma forma de demonstrar as demandas que as mulheres pretas, latino-americanas, migrantes, indígenas e caribenhas enfrentam dentro da nossa sociedade, como racismo, machismo, preconceito e desigualdade social, além da falta de acesso”, relatou.
A programação segue até dia o 31 de julho no auditório da Setrabes, a partir das 15h30, com o Encontro Estadual das Mulheres Pretas Latino-Americanas e Caribenhas – Potencializando Mulheres com o tema: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com Ela” – Angela Davis.