Dando continuidade às formações continuadas dos profissionais da educação do Estado de Roraima, professores e gestores do Interior, além de coordenadores pedagógicos de escolas da Capital, três cursos foram ofertados até o final da tarde desta sexta-feira, dia 28.
Os cursos são ofertados pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), em parceria com o Departamento de Gestão do Interior e do Departamento de Desenvolvimento da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
“Na terça-feira, tivemos um encontro com profissionais que atuam com alunos público-alvo da educação especial, professores auxiliares e intérpretes de Libras. Estes professores vão vivenciar na prática como trabalhar com alunos com algum tipo de necessidade especial”, disse a diretora do Depe, Rosilda Garcia.
O objetivo é que os professores estejam preparados para atender, com eficácia, alunos que dependam de um cuidado mais elaborado. Deste modo, a formação é um elemento essencial para ampliar as estratégias dentro de uma sala de aula comum, garantindo o processo de ensino e aprendizagem a todos os alunos da Rede Estadual de Ensino.
Formação continuada para profissionais do interior
Na quinta-feira, 27, 60 gestores realizaram formação continuada juntamente com 191 professores de escolas do Interior, nas dependências do Ceforr.
A gestora Rute Custódio, da Escola Estadual Alan Kardec, do município de São Luiz, disse que a formação continuada é muito importante para os profissionais que estão na base da educação, como a melhor forma de valorização profissional.
“Esta formação, em específico, está focada nas relações interpessoais, como vamos trabalhar junto aos nossos professores e alunos realizando um trabalho em conjunto”, disse ela.
A praticidade das formações continuadas também foi destacada pelo gestor da Escola Estadual Barbosa Alencar, Wender de Souza, do município de Cantá. Uma forma rápida de aperfeiçoamento das atividades administrativas e pedagógicas nas escolas do Interior.
“A formação continuada é de extrema relevância, que será muito útil no dia a dia da sala de aula e da gestão. Estamos trabalhando com o PP [Projeto Pedagógico] da escola, relações humanas. Foi uma iniciativa louvável”, afirma o professor gestor.