Rádio Roraima

Visitantes recebem orientação sobre autoteste de HIV no São João no Parque Anauá

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

No São João do Parque Anauá, iniciativa do Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), além de muita festa e comidas típicas, o evento tem sido espaço para a difusão de informações sobre a prevenção contra as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

 

Além da distribuição gratuita de insumos, como gel lubrificante e preservativos femininos e masculinos, o Núcleo de Controle de DST/Aids e Hepatites Virais da Sesau (Secretaria de Saúde) está enfatizando a importância do uso do autoteste de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

 

“O intuito dessa distribuição também é oportuno, para que seja repassado a população as orientações quanto ao uso [dos preservativos e do autoteste], e também para enfatizar a questão da promoção e prevenção a saúde da população”, destacou a enfermeira do Núcleo, Jamilla Correia.

 

De acordo com ela, a distribuição do insumo é uma estratégia do SUS (Sistema Único de Saúde) que visa ampliar o acesso à testagem de pessoas que possuem dificuldades de acessar os serviços de saúde. Ele é feito pelo próprio usuário, em lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia, sendo necessário apenas o fluído oral, como a saliva.

 

“A pessoa pode realizar o teste em si mesma, em um lugar privativo, na sua própria casa. A caixinha do teste já é autoexplicativa, ela vem com um QR Code que gera um vídeo com o passo a passo”, acrescentou.

 

O servidor público Carlos Magalhães, de 22 anos, se deparou com a Barraca da Prevenção logo na entrada do Parque Anauá e se interessou pelas orientações passadas pela equipe do Núcleo.

 

“É a primeira vez que eu ouço falar que poderia fazer um teste de HIV sozinho, em qualquer lugar que eu achar confortável. Eu pedi para a equipe da Barraca para me ajudar por que achei que seria difícil, mas acabou sendo algo muito fácil de fazer e o resultado saiu rápido”, comentou o visitante.

 

 

SINAIS DE ALERTA

 

Sobre os sinais de alerta, Jamilla explica que os sintomas em homens e mulheres costumam ser muito parecidos. Na fase inicial, a pessoa pode apresentar um cansaço excessivo, emagrecimento, quadros de diarreia frequentes, gripes, sinusite, rinite, pneumonia, quadros de herpes simples (boca), herpes zoster (pele).

 

“Caso a pessoa venha a sentir sinais e sintomas é orientado que ela procure uma unidade básica de saúde mais próxima da sua casa para que possa ser atendido por profissionais e serem feitas orientações, além de exames complementares para um diagnóstico mais fidedigno”, ressaltou a enfermeira.