Estudantes de escolas estaduais vencem concurso de redação regional

Sofia Hage Dias, da Escola Estadual Euclides da Cunha e Evellyn Sophia Ivo Luna, do Colégio Estadual Militarizado Professor Jaceguai Reis Cunha, ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente, no 3º Concurso Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Roraima e Amazonas), na categoria Redação.

Como premiação, Sofia receberá um tablet e a professora orientadora, Elisabeth Santana, um celular. Evellyn Sophia também receberá um celular. Já a estudante Débora Ághata de Moraes Cordovil, da Escola Euclides da Cunha, ficou em 6º lugar e receberá certificado de participação.

“A minha professora foi a incentivadora para que eu me inscrevesse no concurso e foi ela quem disse que as inscrições estavam abertas. Eu fiz o texto em casa e tive facilidade para escrever porque tenho o hábito de ler. Quando eu descobri que fiquei em primeiro lugar, fiquei incrédula e depois que caiu a ficha, fiquei muito feliz”, contou a Sofia Hage Dias.

Neste ano, o tema do Concurso Cultural foi “Sou família, não abro mão, também sou proteção”. Alunos matriculados em escolas públicas de Roraima e do Amazonas submeteram projetos em quadro diferentes categorias: redação, desenho, vídeo e música. Roraima concorreu com 19 trabalhos.

Mesmo sem acreditar que ficou entre os dez colocados, Débora Ágatha ficou muito feliz de participar do concurso. Agora, é um incentivo a mais para aprimorar o seu texto.

“Na construção da minha redação eu tive muito apoio da minha família e da minha professora orientadora, Antônia da Silva de Souza. Fiquei muito feliz com a classificação pois eu não esperava”, disse Débora Cordovil, ao saber da classificação.

Para a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Naiva Pereira Lima, a parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto e o TRT11 é importante porque todos os anos temas de relevância social são expostos para confecção de trabalhos.

“É importante a abordagem desses temas no âmbito escolar, sendo discutido também no ambiente familiar. A Seed apoiando a inserção do tema na comunidade escolar faz com que o aluno possa ter mais informações, sobre este e outros temas relevantes para a sociedade”, disse. A entrega da premiação será na quarta-feira, 11, em Manaus.

CONCURSO CULTURAL

O Concurso Cultural é uma iniciativa do TRT-11, sob coordenação do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e é realizado mediante parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação do Amazonas e Roraima.

A iniciativa consiste em selecionar e premiar os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas dos estados do Amazonas e Roraima, divididos nas categorias de desenho, redação, vídeo e música. Outras informações, acesse: www.trt11.jus.br.