A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima) abriu inscrições para o curso de habilitação de responsáveis técnicos para emissão de CFO (Certificado Fitossanitário de Origem, de CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado) e de Inclusão de Pragas. O público-alvo são engenheiros agrônomos com registro profissional em dia no conselho de classe. O curso será realizado entre os dias 5 a 8 de dezembro.
As inscrições para o curso poderão ser realizadas até 17 de novembro, por meio do link oficial da Aderr. O valor da inscrição para curso de habilitação de novos profissionais é de R$ 381,83.
Já para o curso de inclusão de pragas, o valor é de R$ 509,11, que serão recolhidos através de DAS (Documento Arrecadação de Serviços).
Após efetivar a inscrição, o candidato receberá, em até 24 horas, o DAS. A programação completa do curso pode ser acessada no Sigaderr (Sistema Integrado de Gestão Agropecuária).
“Com o curso nós habilitamos novos engenheiros agrônomos como responsáveis técnicos para emissão de CFO e CFOC relacionadas às pragas quarentenárias e possibilitamos a inclusão dessas pragas na habilitação de RTs [responsáveis técnicos] já habilitados”, destacou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.
O chefe do NCF (Núcleo de Certificação Fitossanitária) da Aderr, Marco Evangelista, explicou que essas pragas podem ser, por exemplo, a mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), o ácaro-hindustânico-dos-citros (Schizotetranichus hindustanicus) e cancro cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri).
Após a inscrição, o participante deverá realizar o envio para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com os seguintes documentos digitalizados: carteira do conselho de registro profissional; certidão de registro e quitação de pessoa física junto ao conselho de registro profissional; comprovante de pagamento do DAS; e termo de autorização de uso de imagem (Anexo II do edital).
“A Carteira de Habilitação como Responsável Técnico é apenas para os profissionais inscritos para inclusão de pragas”, enfatizou Evangelista.
LOCAL DO CURSO
As aulas serão ministradas no sistema híbrido de ensino. Será obrigatoriamente presencial para os profissionais de Roraima e à distância para os profissionais de outros Estados brasileiros.
A avaliação do curso será no Estado onde o participante reside e aplicada no local escolhido pelo inscrito no momento da inscrição. O link para acesso às aulas será encaminhado para o e-mail do participante até a véspera do início do curso. Conforme ressalta Evangelista, é de inteira responsabilidade do aluno o acesso ao link, bem como providenciar local com garantia de internet estável para acompanhamento das aulas.
Informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (95) 3198-8602 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A programação completa do curso pode ser acessada neste link.