EM MANAUS | Antonio Denarium participa do 26º Fórum de Governadores da Amazônia e debate desafios da região com gestores

Cumprindo agenda no Amazonas, o governador Antonio Denarium participou do 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, encontro que ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Os gestores estaduais discutiram temas como preservação da região amazônica, desenvolvimento e segurança pública tendo as populações locais como protagonistas.

O evento contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que anunciou o investimento de R$ 2 bilhões na área para os Estados da Amazônia, sendo R$ 1,2 bilhão pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e R$ 800 milhões do FNSP (Fundo Nacional da Segurança Pública).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participou por videoconferência do evento e destacou a importância da transformação ecológica, fortalecendo as atividades econômicas vocacionadas de cada Estado com foco na sustentabilidade.

O governador Antonio Denarium afirmou que discutiu, com ministros, representantes diplomáticos, funcionários e contrapartidas da região, assuntos estratégicos para a região amazônica como segurança pública, logística e meio ambiente.

“Mais uma vez mostramos a importância da integração entre os Governos estaduais da Amazônia Legal, e com a participação ativa do Governo Federal por meio dos ministros Flávio Dino, Fernando Haddad e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Precisamos de políticas e ações diferenciadas para os nossos Estados e é isso que estamos buscando. O resultado dessa parceria já mostra resultados em forma de ações concretas para a nossa população”, declarou o governador.

Denarium solicitou ainda na ocasião uma reunião da câmara setorial dos secretários de meio ambiente e de Fazenda para aprofundar as discussões e posicionamentos dos Estados da Amazônia Legal no Plano de Transformação Ecológica e apoio do Governo Federal para incluir os Estados da Amazônia nas discussões sobre o projeto que vai regular o mercado de carbono, que está sendo apreciado no Congresso Nacional.

Durante a reunião também foi assinado, junto a representantes do MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), um acordo de cooperação para pactuar agenda de desenvolvimento local com foco em projetos de bioeconomia integrando nacionalmente a região da Amazônia Legal.

PLANO DE SEGURANÇA

No Fórum de Governadores foram apresentados o PAS (Plano de Ação de Segurança) e o Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A cúpula da Segurança Pública do Estado participou do evento, em que o governador Antonio Denarium assinou o termo de cooperação do projeto AMAS (Amazônia Mais Segura), do Governo Federal. Foram entregues 25 veículos destinados para Roraima.

“Além da adesão ao AMAS, assinei a autorização para implantarmos o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia. Acredito que é com parceria e integração que construímos políticas sólidas para melhorar a vida da nossa população, que é muito diversa, tem várias demandas, culturas e vivem em uma região de tamanho subcontinental”, ressaltou o governador Denarium.

Foram assinados quatro convênios para a segurança pública que preveem investimentos em equipamentos e ferramentas de inteligência. Os investimentos têm como objetivo fortalecer os órgãos de segurança para atuações nas áreas urbanas e preservação da floresta com combate aos crimes ambientais, além das zonas fronteiriças.