O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora deu início neste mês ao novo protocolo de segurança de pacientes. A medida visa garantir o ordenamento dos serviços que são executados diariamente pelas equipes que atuam na unidade.
Ao longo dos últimos meses, a atual gestão promoveu uma série de treinamentos com os setores da unidade, com atividades envolvendo principalmente as equipes de médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e nutricionistas.
Segundo o coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Maternidade, Jocerley Basílio, a intenção das novas diretrizes é garantir que a paciente se sinta segura desde a porta de entrada até a alta médica dela e do recém-nascido.
“O intuito é melhorarmos cada dia mais a assistência prestada a todos as nossas usuárias que procuram a unidade. Esse protocolo nos dará mais segurança nos atendimentos”, afirmou o enfermeiro.
Ao todo, o novo protocolo do HMI estabelece seis metas que são preconizadas pelo Ministério da Saúde, ajudando a promover melhorias em situações de assistência consideradas de maior risco. São elas:
- Identificar corretamente o paciente;
- Melhorar a comunicação entre profissionais da saúde;
- Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
- Assegurar a execução de cirurgias em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
- Higienizar as mãos para evitar infecções;
- Reduzir o risco de quedas e de lesão por pressão.