CONCURSO ESTADUAL | Forródromo é tomado pela emoção com espetáculos das quadrilhas no São João no Parque Anauá

É simplesmente impossível falar ou até imaginar festa junina sem quadrilha junina. E por mais de 30 edições presenciais e uma edição de “Arraiá em Casa”, transmitido durante o período pandêmico em parceria com a TV Assembleia, o Governo de Roraima sempre fez questão de valorizar os grandes protagonistas do São João no Parque Anauá: as quadrilhas juninas.

O Concurso Estadual de Quadrilhas é uma tradição que move o público quadrilheiro e a população durante meses, culminando em um grande espetáculo que arrasta multidões durante os dias do festejo junino organizado pelo Governo. Na arena principal, o que não falta é amor quadrilheiro.

O funcionário público Alessandro Calista, de 38 anos, pode facilmente dizer que tem uma longa história com as festas juninas, já que participa das apresentações de quadrilhas desde 1999.

Com passagens pelas agremiações Garranxê, Agitação Caipira e Explosão Junina, Alessandro  estreiou como animador da quadrilha junina Joaninha Caipira, oriunda da comunidade indígena Tabalascada, no município do Cantá, e concorrente do concurso pelo Grupo de Acesso.

“Poder subir no tablado é uma sensação única. Como todo quadrilheiro fala, só sabe quem é quadrilheiro, porque a cada ano a gente pensa que já é experiente, mas quando chega no tablado, dá aquela frieza, aquele calafrio. A gente conta com a experiência, mas é uma paixão inexplicável”, disse.

Se por um lado, o espetáculo é tudo para quem faz parte das agremiações, para o público é o despertar de emoções e sentimentos. Com isso, cresce a certeza que a tradição prosseguirá por muito tempo.

Presente na Arena Nazareno, montada no Forródromo do Parque Anauá, a fisioterapeuta Artemiris Maciel, de 26 anos, veio acompanhada da família para assistir as apresentações das quadrilhas.

“Eu acho bem importante para a nossa cidade manter essa tradição, pois é um espaço que reúne muita gente, de todos os lugares do nosso Estado. É muito importante para o crescimento de Roraima”, avaliou a fisioterapeuta.

Governo de Roraima repassa R$ 1 milhão para as quadrilhas pelo segundo ano seguido

Este ano, 28 agremiações, de vários bairros de Boa Vista e de municípios do Estado, participam da disputa. Deste total, 12 concorrem pelo Grupo Especial, 12 disputam pelo Grupo de Acesso e 4 estão no Grupo Emergente.

Para que essas quadrilhas pudessem levar as apresentações ao público roraimense, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), repassou R$ 1 milhão para esses times.

“A quadrilha junina é uma das tradições mais amadas e valorizadas pelo público aqui no nosso Esta. E é acreditando nessa tradição que temos, a cada ano que passa, estreitado cada vez mais nossa relação com essas agremiações. Desde o ano passado, quando retomamos as edições presenciais, estamos repassando R$ 1 milhão como forma de incentivo e fomento à cultura para as quadrilhas e, conforme esse espetáculo aumenta, daremos mais apoio necessário a esses grupos”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Os vencedores do Concurso Estadual de Quadrilhas nos grupos Especial, de Acesso e Emergente receberão, respectivamente, R$ 20 mil, R$ 10 mil e R$ 3 mil. Os segundo colocados dos três naipes, bem como os terceiro, quarto e quinto colocados dos grupos Especial e de Acesso também serão premiados.

Quadrilhas de projetos coordenados pela Setrabes emocionam público com show de alegria e superação

O São João no Parque Anauá também é aula de vida e superação. Como forma de promover o trabalho realizado pelo CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa) e pelo CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-estar Social) levou as quadrilhas juninas de ambos os departamentos para se apresentarem no tablado do São João no Parque Anauá.

Na quarta-feira, 26, o “Arrasta-pé do CIAPI” se apresentou na Arena Nazareno para fazer uma homenagem à Luiz Gonzaga, o rei do baião, com o tema “O amor de Luiz Gonzaga e Carolina com K”. O grupo é formado por 50 participantes, entre idosos atendidos e servidores da unidade.

Na quinta-feira, 27, foi a vez da quadrilha da CIAPD espalhar alegria na Arena Nazareno com a apresentação do tema “As melodias do São João que embalam o povo do sertão”. Criada há sete anos, o grupo conta com a participação de  50 pessoas com deficiência, entre autistas, síndrome de down, deficiência física e deficiência intelectual, da UCP (Unidade Básica de Capacitação e Produção) e CAE (Centro Especializado de Boa Vista). Também participam professores, cuidadores e mães durante todo o processo, além do convidado especial e animador Virlei Saldanha.