Rádio Roraima

BAIXO RIO BRANCO | Estudantes de comunidades ribeirinhas iniciam ano letivo 2023

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Iniciou nesta semana o ano letivo para 190 estudantes ribeirinhos da Região do Baixo Rio Branco, em Rorainópolis. No total, foram contratados 22 novos professores para atuar na região. Destes docentes, 16 foram recém contratados por meio de processo seletivo promovido pelo Governo do Estado.

 

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) atende a sete comunidades ribeirinhas adotando o modelo de ensino itinerante, em que o professor atua de forma contínua em uma comunidade até que a carga horária anual do seu componente curricular seja concluída. Finalizada a carga horária, o docente troca de comunidade.

 

“É uma força tarefa importante realizada pela Seed considerando a necessidade de oferecer educação a todos os nossos alunos, independente da sua localidade. É um esforço grande também por parte dos professores, que às vezes deixam aqui seus familiares para se fazerem presentes nessas comunidades, que só tem acesso aéreo ou fluvial”, destacou a assessora da DFIC (Divisão de Fortalecimento do Currículo) da Seed, Solange Mussato.

 

COMUNIDADES RIBEIRINHAS

 

A Região do Baixo Rio Branco compreende sete comunidades ribeirinhas, sendo que duas contam com professores fixos (Cachoeirinha e Caicubi) e outras cinco com professores itinerantes (Sacaí, Terra Preta, Canauaní, Remanso e Itaquera). São 150 estudantes do Ensino Fundamental e 40 do Ensino Médio, atendidos com todos os componentes curriculares exigidos em cada etapa de ensino.

 

O calendário escolar das comunidades com professores itinerantes é diferenciado, considerando que o ensino acontece de forma modular. O ano letivo iniciou no dia 19 de julho e segue até março de 2024 em seis comunidades. Apenas em Caicubi, o ano letivo iniciou em abril e encerrará em dezembro deste ano.

 

BOIAÇU

 

Na Vila Santa Maria do Boiaçu fica localizada a Escola Estadual José Bonifácio que, além dos alunos desta localidade, também atende estudantes das demais comunidades do Baixo Rio Branco (Cachoeirinha, Caicubi, Sacaí, Terra Preta, Canauaní, Remanso e Itaquera).

 

Em outubro de 2020, o Governo de Roraima reinaugurou a Escola José Bonifácio após serviço de revitalização. A unidade, que possui quatro salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e secretaria escolar, recebeu 80 carteiras escolares novas, além de oito cadeiras para professor e quatro kits refeitórios.