Rádio Roraima

AQUI TEM DONO

Governo entrega mais de 250 títulos definitivos para produtores de nove municípios

Mais de 250 produtores rurais foram beneficiados com o título definitivo na tarde desta terça-feira, 12, em solenidade ocorrida na sede do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), no bairro 31 de Março.

Compartilhe:

Foto:  João Chagas
Aqui Tem Dono

Mais de 250 produtores rurais foram beneficiados com o título definitivo na tarde desta terça-feira, 12, em solenidade ocorrida na sede do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), no bairro 31 de Março.

Esta é a segunda etapa de entregas de títulos definitivos deste ano, somando 450 títulos entregues somente em 2024.

Nesta etapa foram contemplados produtores dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, além dos Polos Produtivos de Normandia e Passarão

Durante a solenidade, o governador destacou o trabalho que o Governo vem desempenhando para a emissão de títulos definitivos urbanos e rurais, além do Distrito Industrial.

“O Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente numa busca ativa pelos proprietários de imóveis para entregar o título definitivo. É uma busca que vinha há mais de 30 anos e sem sucesso. E na nossa gestão, o Iteraima com toda a equipe executa o maior programa de regularização fundiária do Brasil. Não há nada parecido com o trabalho que fazemos em Roraima para beneficiar o produtor no campo”, destacou Denarium.

Uma das beneficiadas foi Maria Amorim de Almeida, de 74 anos, moradora da área rural do município de Mucajaí.

“Estou hoje aqui a privilégio de Deus para receber esse título que é sonho de cada produtor rural. Estamos aqui realizando uma conquista através de todos os funcionários da Iteraima e do nosso governador que realizou os nossos sonhos. É um privilégio para cada um que se encontra aqui nesse momento”, disse a produtora.

Momento muito aguardado também pelo senhor Orlandino Moreira Pinto, produtor rural também do município de Mucajaí desde 2017, que esperava pelo título para incrementar os investimentos na propriedade.

“Nós estamos nessa expectativa há muito tempo, esperando esse título definitivo e hoje o governador vai nos proporcionar o direito de receber nosso título de terra. Nós queremos alavancar a agricultura, ficar com a garantia que o governo vai dar o nosso título e vamos, se Deus quiser, só agradecer ao governador. O governador trabalhando e nós produzindo”, disse o produtor.

A entrega destes títulos é resultado de ações continuadas do Iteraima, dentro do programa Aqui Tem Dono,na capital e demais municípios do estado, nas quais os técnicos do Instituto percorrem as propriedades para realizar trabalhos técnicos, além e orientar os moradores quanto aos procedimentos de regularização fundiária.

Conforme a presidente do Iteraima, Dilma Costa, os títulos entregues na manhã de hoje já estão devidamente registrados em cartório, sem qualquer custo para os moradores.

“É uma determinação do governador Antonio Denarium que o Estado vá até o cidadão e nós estamos fazendo isso. Aquelas pessoas que estão inseridas em áreas de interesse social, que não têm condições de vir até o Iteraima, que têm dificuldades. Como o governador fala, ‘enquanto houver cada palmo de terra para regularizar, o Iteraima vai cumprir essa missão’”, destacou.

Ela disse ainda que os moradores que ainda não possuem processo devem comparecer ao Iteraima para dar entrada no procedimento de regularização.

O Iteraima funciona na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 1861, bairro 31 de Março, e na Casa do Cidadão na Rua Izidio Galdino da Silva, 2425, no Senador Hélio Campos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.