Rádio Roraima

CAPACITAÇÃO Representantes de municípios roraimenses participam de 1ª Oficina Conjunta de Eliminação da Malária

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Um dos agravos que a OMS (Organização Mundial de Saúde) está trabalhando para eliminar até 2035 é a malária. Alinhada às diretrizes nacionais, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) promove até quinta-feira, 19, a Oficina Conjunta de Eliminação da Malária no estado de Roraima.

 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a luta contra a malária na região, capacitando gerentes de endemia dos municípios, coordenadores de vigilância, da atenção básica, e os os DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Yanomami e Leste.

 

“Nós apresentamos aos municípios os marcos intermediários e as metas que cada município tem que cumprir, e a gente está nessa oficina com o objetivo de montar estratégias factíveis e que a gente consiga ter um resultado”, afirmou a técnica do Programa Nacional de Controle da Malária e da Coordenação de Eliminação da Malária, Eliandra Castro.

 

A Oficina Conjunta de Eliminação da Malária reunirá mais de 60 participantes de todos os municípios e DSEIs de Roraima.

 

O gerente de Endemias de Caroebe, Ageu Cavalcante, destacou a importância do evento para adquirir conhecimento prático e se tornar um multiplicador das informações no combate à malária no município.

 

“Essa oficina tem grande importância pra adquirir o conhecimento que vamos levar para o Caroebe. Assim vamos conseguir aplicar os conhecimentos na prática e poder ser um multiplicador das informações que vamos adquirir aqui nesse treinamento e eliminar a malária”, afirmou.

 

POSIÇÃO

 

Roraima está entre os três estados da Amazônia Legal com maior concentração de casos de malária, ficando atrás apenas do Amazonas e do Pará.

 

O gerente Estadual da Malária, Gerson Castro, ressaltou que a capacitação continuará em outros Estados para cobrir a região, englobando todos os municípios e apresentando novas estratégias para a redução dos casos de malária.

 

“Para conseguir eliminar a malária, no próximo ano a capacitação vai continuar em outros estados, estão com o objetivo é fechar a Amazônia Legal, chamando todos os municípios, capacitando, treinando, ensinando a pensar e mostrando novas estratégias de como trabalhar em cima da diminuição dos casos de malária”, pontuou.

 

A programação da oficina inclui discussões sobre metas de eliminação da malária no estado, ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento, estratégias de diagnóstico e tratamento, além da apresentação de atividades propostas para curto, médio e longo prazo. O evento encerra no dia 19 de outubro com esclarecimentos finais e encaminhamentos dos Planos Municipais de Eliminação da Malária.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

18 de outubro

 

Manhã

 

08:45 às 09:10 – Apresentação de diferentes estratégias e desafios para eliminação da malária em área indígena.

09:10 às 09:30 – Apresentação da Mastriz SWOT e dinâmica da oficina e estratégia de gestão 5W2H

09:30 às 10:30 – Discussão em grupos sobre o direcionamento das ações segundo cenário de transmissão e inserção na planilha 5W2H – eixo Diagnóstico e tratamento

10:50 às 11:50 Discussão em grupos sobre o direcionamento das ações segundo cenário de transmissão e inserção na planilha 5W2H – eixo Gestão/Vigilância

 

Tarde

 

14:00 às 16:00 Discussão em grupos sobre o direcionamento das ações segundo cenário de transmissão e inserção na planilha 5W2H – eixo Educação em saúde – eixo Vigilância Entomológica e Controle Vetorial

16:20 às 17:05 Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo) – Grupos 1 e 2

18:15 Encerramento

 

19 de outubro

 

Manhã

 

08:25 às 09:40 Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo)-  Grupo 3

09:40 às 10:10 – Discussão

10:30 às 11:30 – Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo) – Grupo 4

11:30 às 12:00 – Discussão

 

Tarde

 

14:00 às 15:00 – Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo) – Grupo 5

15:00 às 15:30 – Discussão

15:50 às 17:00 – Encaminhamentos – Planos Municipais de Eliminação da Malária

17:00 às 18:00 – Esclarecimentos finais

18:00 – Encerramento do evento