Rádio Roraima

OPERAÇÃO MUTE | Roraima se destaca em revista nacional e não registra ilícitos no sistema prisional

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Mute ocorreu simultaneamente em 23 estados brasileiros com a finalidade de retirar aparelhos celulares e eletrônicos de dentro das unidades prisionais do país. Roraima se destacou durante a revista e não foi encontrado nenhum item ilícito nos presídios do Estado.

 

Isso é resultado do investimento do Governo do Estado nos últimos quatro anos, para a melhoria da estrutura e fortalecimento das ações no sistema prisional, com a contratação de pessoal e aquisição de materiais para modernização e aparelhamento das unidades.

 

“Destaco a atividade do policial penal que é feito diariamente com as rotinas de segurança e o trabalho da gestão na capacitação dos profissionais e manutenção dos procedimentos. Hoje temos processos de rotina em todas as unidades, com auxílio de recursos de tecnologia como o aparelho Body Scam, que realiza a inspeção corporal de qualquer pessoa que entra no estabelecimento”, destacou Hércules Pereira.

 

Foram realizadas revistas nas duas maiores unidades prisionais do Estado, PAMC (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e Cadeia Pública Masculina. Nenhum aparelho eletrônico, droga ou outro material ilícito foi identificado dentro das unidades. Para o Policia Penal da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), Laylson Américo, esse padrão constata que o trabalho de segurança é realizado de forma efetiva e eficaz no Estado.

 

“As unidades possuem um excelente critério de revista, todos que adentram os setores de convívio passam pelo raio x, então impede que ilícitos entrem nas unidades. A ideia é promover ações semelhantes ao longo dos meses para atingir a queda de crimes violentos e conseguir um quantitativo para comparar e mostrar a efetividade que é cortar essa comunicação do preso com o crime organizado que ainda permanece nas ruas”, esclareceu Laylson.

 

Mais de 1700 policiais penais estão envolvidos na Operação em todo o país. O resultado final será divulgado até sexta-feira, dia 20, com o balanço geral de todos os Estados, identificando em que posição estão no ranking nacional.