Rádio Roraima

FEBRE AFTOSA | Fiscais da Aderr vistoriam vacinas em lojas agropecuárias

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Os fiscais da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) estão visitando lojas agropecuárias a fim de fazer vistorias nas vacinas estocadas para revenda. Esse trabalho verifica condições de armazenamento, data de vencimento dos produtos, além de checar a renovação de licença para comercialização de vacina contra a febre aftosa.

 

A fiscalização é um dos procedimentos previstos dentro das etapas de vacinação e a sua execução e acompanhamento são requisitos básicos para manter a qualidade dos produtos biológicos, visando assegurar a eficácia na imunização dos animais e, para tanto, o Serviço Veterinário Estadual   tem o direito de acesso ao estabelecimento a qualquer dia do ano para verificar as condições de manutenção das vacinas.

 

A eficácia das vacinas, conforme informou o técnico Agropecuário Wellington Amorim, é garantida quando o imunizante é mantido dentro dos parâmetros entre 02 a 08 graus de temperatura, fora disso a vacina é descartada.

 

“Toda revenda tem planilha de controle e cada freezer tem uma planilha onde é registrado as temperaturas diariamente. O termômetro usado é o de Capela, ele marca a temperatura máxima e mínima, e só os fiscais da Aderr podem zerá-lo”, informou Amorim.

 

O técnico agropecuário também ressaltou que as revendas não podem vender vacinas fora do prazo estipulado dentro da campanha de vacinação. Para comercializar o produto sem está dentro do prazo determinado, o comerciante precisa da autorização da Aderr.

 

 

Segundo o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, a ação é feita mensalmente com o objetivo de vistoriar com rigor todos os requisitos que são exigidos para a boa conservação das vacinas e conta com a colaboração dos proprietários das lojas agropecuárias, que compreendem a importância da fiscalização.

 

 “Durante a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, a fiscalização no comércio agropecuário é intensificada, sendo feita duas vezes na semana para garantir vacinas sem alterações”, disse Parisi.

 

46ª CAMPANHA DE VACINAÇÃO

 

A 46ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa terá início em 1º de outubro e será realizado até o dia 30 do mesmo mês.

 

O governo do Estado por meio da Aderr pretende vacinar cerca de 500 mil animais de 0 a 24 meses do rebanho que atualmente é de 1.200.000 cabeças.

 

Na Campanha passada, onde foram vacinados animais de toda faixa etária, a cobertura vacinal chegou a 97% do rebanho bovino no Estado. Esse percentual corresponde a cerca de 1.150.000 cabeças de gado vacinadas e declaradas pelos produtores na Aderr.

 

Roraima é livre de febre aftosa sem vacinação, status concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal. Essa conquista é fruto do esforço em conjunto de pecuarista, comerciantes de revenda de vacinas e técnicos do governo que têm garantido a sanidade do plantel bovino do Estado.