SETOR FORTALECIDO | Governo de Roraima impulsiona atividade pesqueira em Iracema com distribuição de equipamentos

A população rural de Iracema recebeu nesta segunda-feira, dia 25, as comitivas dos governos Federal e Estadual durante encontro na sede do município, ocasião que foram sorteados 15 conjuntos de pesca contendo barco, malhador, caixa isotérmica e motor rabeta, para fomentar a pesca de matrinxã e pacu.

O encontro, realizado na Vila Olímpica de Iracema, reuniu mais de 150 colonos de pescadores da região, que foram recebidos pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, pelo governador Antonio Denarium, do secretário estadual de Agricultura, Márcio Grangeiro e demais autoridades públicas.

Cada conjunto é composto por um barco de alumínio de 5 metros de comprimento, um motor de popa tipo rabeta, uma rede de pesca para matrinxã 40, uma rede de pesca para pacu 80 e duas caixas isotérmica.

Esses equipamentos foram adquiridos pelo Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), para atender pescadores e ribeirinhos em todo o Estado que trabalham com a pesca. O investimento total nesses itens é de R$ 493.709,60, com recursos do governo e emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus.

O pescador Francisco Santana Nascimento, de 51 anos, foi um dos contemplados com a entrega dos equipamentos de pesca. Com esse aparato, o morador da sede de Iracema poderá atingir novos patamares com a pesca no rio Branco, já que pode contar com um material que facilitará suas atividades aquicultoras.

“Vai me ajudar demais, pois eu necessitava desse kit. Eu estava sem transporte próprio, usando canoa de madeira do meu filho e sempre que a gente ia pescar, a gente precisava dela. Agora está bom, pois a gente tem um barco de alumínio, os dois isopores e os malhadores”, explicou.

O governador Antonio Denarium destacou que a entrega desses equipamentos, que vem sendo realizada em todo o Estado, oferece plenas condições aos pescadores garantiram a sustentabilidade, respeitando o período de defeso. Ele avalia que isso traz mais alimentos à mesa do roraimense.

“O peixe representa nossa segurança alimentar e é fonte de renda de milhares de pessoas. Nós estamos entregando em todo o Estado 400 kits de pesca, que são o barco e os equipamentos. Roraima é um Estado que tem potencial muito grande para a piscicultura e para a pesca amadora, gerando emprego e renda. Nós vamos manter esse trabalho e a qualidade de vida dos pescadores”, frisou.

Para o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, esses kits vão proporcionar mais segurança e desenvolvimento para os pescadores de Iracema, fomentando trabalho e renda no município.

Ministro da Pesca e Aquicultura participa de entrega em Iracema

A entrega dos 15 conjuntos de pesca contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que cumpriu agenda em Roraima voltada à atividade aquicultora.

Uma das ações do dia foi a assinatura de acordos de intenção de cooperação técnica entre Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Seadi, Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), com a finalidade de celebrar futuras parcerias entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e entidades.

Ao fazer um balanço geral sobre a agenda no Estado, André de Paula disse acreditar que a parceria entre os governos federal e estadual, junto com a bancada roraimense, tem sido essencial para servir mais e melhor a população.

“Não temos tido nenhuma dificuldade de interlocução com o Governo de Roraima. Já recebemos o governador duas vezes em meu gabinete e hoje estamos essa agenda importante, com muitas lideranças da pesca artesanal. Nós queremos colocar o Governo Federal nesses projetos do Governo Estadual com recursos nossos e da bancada federal, para fortalecer essas iniciativas maravilhosas que a gestão tem colocado aqui, fortalecendo a pesca e a piscicultura”, afirmou o ministro.