Rádio Roraima

Pesca e Aquicultura vão movimentar Expoferr Show 2023

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A 42ª Expoferr Show 2023 (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) traz novidades tecnológicas e vantagens diversas para os investidores do agronegócio.

 

E como acontece em todas as edições do evento, a piscicultura mantém lugar cativo entre os pequenos, médios e grandes produtores.

 

Nesse aspecto, a piscicultura em Roraima tem vantagens estratégicas em relação a outras regiões, sendo favorecida pela temperatura da água (entre 24°C e 28°C), ventos que proporcionam oxigenação natural para os tanques de cultivo e a insolação que desprende o maior tempo do brilho solar no Brasil, contribuindo com a multiplicação de organismos benéficos aos peixes, além da conexão rodoviária direta com Manaus-AM, onde a população de lá consome 70% de toda produção roraimense.

 

Dentre os peixes produzidos no Estado, o tambaqui é um destaque, e representa cerca de 98,7%. Segundo informações do anuário 2023 da Associação Brasileira de Piscicultura, houve crescimento de 4,9% em relação a 2021, passando de 17,5 toneladas para 19,2 toneladas, apesar da pandemia.

 

E garantindo economia nas comunidades rurais e sustentabilidade ambiental, o Governo do Estado vem promovendo a organização dos pescadores em cooperativas e associações, garantindo o acesso aos mercados, apoiando a recepção do pescado, objetivando o fortalecimento da atividade pesqueira, fortalecendo e implementando leis de incentivos fiscais como a Lei Estadual 215.

 

“Em Roraima, o governo tem apoiado os produtores desde a produção,  comercialização com incentivos fiscais, fortalecendo assim o setor pesqueiro e a piscicultura familiar e empresarial com acesso a linhas de crédito, melhoramento genético, ração, barcos, equipamentos, tecnologia, apoio ao cooperativismo e demais políticas públicas buscando ampliar o mercado de exportação também para  Guiana, Venezuela, Barbados e demais regiões do Caribe”, destacou o chefe de aquicultura e pesca da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Wolney Costa.

 

Na região do Baixo Rio Branco, no mês de março deste ano, familiares ribeirinhos receberam 67 barcos, 167 kits completos de pesca, 1.600 mudas de açaí e 100 pés de acerola. A ação ocorreu na Vila Santa Maria do Boiaçu – Rorainópolis. Segundo o presidente da Associação de Agricultores Familiares do Distrito de Santa Maria do Boiaçu, Alexandro Nascimento, os pescadores da região têm sido cadastrados e o Governo do Estado tem favorecido ainda a projeção do extrativismo local.

 

“Muita coisa boa está acontecendo em benefício dos produtores do Baixo Rio Branco, onde o acesso à internet tem reforçado o cadastramento dos pescadores locais, e a expansão do extrativismo vem fluindo muito bem com a castanha, açaí, andiroba, pupunha, tucumã, além da macaxeira, farinha, milho, graviola, laranja e outros produtos”, complementou.

 

Alexandro alertou também que a população local aguarda ansiosa a programação da Expoferr Show 2023. “A piscicultura em Roraima continua em pleno crescimento, e a Expoferr Show é um evento que aquece bastante a visibilidade do mercado produtivo, apresentando diversidade tecnológica e bases científicas que melhor desprendem o nosso trabalho”, concluiu.

 

Também em Caracaraí, foram entregues 45 kits de pesca completos para capacitar e melhorar o volume de trabalho e renda dos pescadores locais. Ao todo, o Governo do Estado comprou 400 barcos com recursos próprios e emendas parlamentares, totalizando 112 canoas já distribuídas até o momento.

 

Para o pescador Carlos Alberto, de 57 anos, os benefícios destinados pelo Governo de Roraima é uma ação inédita no município. “Há 23 anos trabalhando com a pesca em Caracaraí, jamais presenciei uma ação tão favorável para os profissionais desta região. Temos agora um enorme incentivo para colocarmos mais alimentos na nossa casa e também comercializamos o excedente“, disse.

 

O EVENTO

 

A 42ª Expoferr Show será realizada nos dias 14 a 18 de novembro, no Parque de Exposições Dandaezinho, localizado no bairro Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista. A meta para 2023 é superar os R$ 355 milhões de negócios movimentados no ano passado e chegar a R$ 500 milhões em volume de negócios nesta edição.

 

Ao todo, mais de 93 mil m² de infraestrutura serão montados no Dandaezinho, possibilitando a geração de negócios, empregos diretos e indiretos, além da presença média de 70 mil visitantes por dia.