“DIFERENTÃO” X TRADIÇÃO | São João no Parque Anauá atrai paladares com diversidade gastronômica

Uma das coisas que mais chama a atenção do público é a comida e, como uma boa festa pede, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), fez questão de garantir uma grande variedade gastronômica no São João no Parque Anauá com o credenciamento dos barraqueiros e ambulantes que estão atuando no evento.

A comerciante Irene Moraes Costa trouxe o estabelecimento fixo de venda de tacacá para o Arraial. Presença constante nos eventos de Boa Vista a cerca de 25 anos, em especial os do Governo, a barraca é a extensão de uma tradição familiar existente em volta de um dos pratos mais conhecidos da região Norte do Brasil.

“Isso iniciou há 30 anos, quando calculamos o sustento da família. O tacacá foi agradando os nossos clientes e estamos aí até hoje. Temos ponto fixo, mas em toda o evento do Governo a gente está trabalhando, procurando aumentar a renda e vem dando certo, graças a Deus”, disse Irene.

Além do tacacá, que é o outro carro-chefe do ponto, Irene e equipe tem vendido outros tipos de alimentação, como carne de sol na chapa. Essa variedade traz um diferencial para o cardápio da barraca.

“Nós procuramos atender todo tipo de cliente. Tem gente que não gosta de tacacá, mas come uma paçoca, come uma carne de sol. Então, a gente procura, nos eventos do Governo que a gente participa, botar um pouquinho de cada coisa pra agradar nossa clientela”, completou.

Pelas bandas da Vila Gastronômica Tia Quelé, há quem esteja estreando no comércio do tradicional festejo trazendo pratos mais típicos e conhecidos desse período junino, como é o caso da autônoma Maraísa Barros Silva.

“Em festas juninas, geralmente é o que o povo procura. É a paçoca, a canjica, a galinha caipira, o que é tradicional. Aí por ser uma coisa mais simples, para mim, que estou começando agora, resolvi trazer isso”, explicou.

BEBIDAS VARIADAS

A variedade de opções gastronômicas não fica restrita somente às comidas. As apostas com drinks diferenciados têm chamado a atenção do público durante esses cinco dias de São João.

Junto com o esposo, a ambulante Rosa Maribel resolveu apostar na venda de sucos, drinks, refrigerante e água, além da venda de cachorro quente, para garantir um extra durante o festejo junino. Esse é o segundo que atuam dentro do evento.

“A gente trabalha com sucos naturais, vende diversos tipos de drinques, como caipirinha, caipirosca, pinha colada. Estamos fazendo sucesso, graças a Deus. A gente estima que já a partir de quinta, sexta e sábado o movimento vai ficar maior. Já vem muita família com crianças e é isso que a gente quer para vender mais”, pontuou.

EM NÚMEROS

Para 2023, a equipe de organização do São João no Parque Anauá efetivou 156 permissões de uso de espaço público fixo para ambulantes. Desse total, 70 foram reservados para comerciantes de bebidas e comidas em geral.

O governador Antonio Denarium ressaltou que a diversidade presente na festa junina vai muito além das apresentações nacionais, locais e das quadrilhas, trazendo a gastronomia como um grande diferencial.

“Quem entra no nosso Arraial acaba, em algum momento da noite, experimentando uma explosão de sabores. O cardápio em cada uma dessas barracas é bastante diversificado e temos orgulho de ter reunido tantas opções para o público presente poder aproveitar da melhor forma”, destacou.