ROTAS AMAZÔNICAS | Governo de Roraima participa da 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia em Belém

O Governo de Roraima participa nesta semana da 11ª edição da Fita (Feira Internacional de Turismo da Amazônia), considerada a maior feira de turismo da Região Norte do Brasil, que será realizada a partir desta quinta-feira, 15, a domingo, 18, em Belém (PA).

O evento é uma realização do Governo do Pará e este ano traz como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”.

A Fita foi idealizada com o objetivo de ser o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica, reunindo outros Estados e representantes de países amazônicos vizinhos. O encontro discute as potencialidades do turismo e produções associadas, apontando tendências na busca por soluções para o desenvolvimento sustentável regional.

O diretor de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz, explicou que o Governo de Roraima estará na 11ª edição da feira internacional no estande das RAI (Rotas Amazônicas Integradas). Na oportunidade, a equipe do Detur vai fortalecer a integração regional e apresentar mais de 100 roteiros que hoje fazem parte do portfólio do Estado, além das operadoras locais.

“As RAI são uma idealização de Roraima e reúnem a todos os Estados da Região Norte em uma iniciativa de promoção turística integrada nos principais eventos do país. Nesta edição da Fita, vamos apresentar nossos roteiros de pesca esportiva, de etnoturismo e turismo em natureza, que é a temática do ano no ciclo de promoção”, disse.

Além de órgãos oficiais de turismo, a feira reúne agentes de viagem, rede hoteleira, operadores de turismo, empresas de transporte, comerciantes de artesanato e empresários do ramo da alimentação e bebidas.

REVISTA

Com uma expectativa de público de 50 mil pessoas, a Fita também será uma plataforma de divulgação para a revista “Roraima: um destino, mil roteiros”, que foi elaborada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo para divulgação das belezas naturais, potencialidades e roteiros turísticos em diversos pontos do Estado. Em breve, a peça será lançada oficialmente para o público nas versões física e digital.

A equipe de Roraima fará o atendimento do público visitante e de agentes e operadoras situadas em Belém para fortalecer o modelo de turismo local.

“Hoje nós temos voos para Belém, então o deslocamento é muito rápido e oportuno. Estamos fazendo contato com participantes e agências para apresentá-los a esse novo produto turístico que é Roraima, que esse destino jovem oferece ao mercado e que foi citado pelo Ministério do Turismo como tendência no setor. Continuamos em um momento de aquecimento, fortalecendo a área, crescendo e apresentando novos produtos, tradicionais e novos”, reforçou Muniz.

ROTAS

Na sexta-feira, 16, Roraima participa de uma reunião com os membros das Rotas Amazônicas Integradas, e a pauta a ser discutida abarca uma série de ações a serem trabalhadas durante o ano. Na ocasião, o Governo irá propor que a temática para o próximo anuário enfatize o “turismo cultural”.

“É uma maneira de fortalecermos a nossa identidade, manifestações e toda a riqueza cultural encontrada na Amazônia”, complementou Muniz.

PROGRAMAÇÃO

A 11ª Fita ocorre de 15 a 18 de junho no Centro de Convenções Hangar, em Belém, com entrada gratuita.

Serão quatro dias de incentivo ao fortalecimento do turismo amazônico com criatividade, tendências, experiências, tecnologia e sustentabilidade. Os detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site oficial da feira.