Rádio Roraima

PERÍODO DA PIRACEMA | Ação de fiscalização da Femarh apreende peixes e tartarugas

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Divisão de Fiscalização da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e a Força Nacional, realizaram ações de combate a ilícitos ambientais entre Caracaraí e Rorainópolis.

 

As atividades de fiscalização e monitoramento ocorreram de 19 a 24 de março, com patrulhas fluviais nos rios Branco, Ajarani, Anauá, na região da Estação Ecológica do Niquiá, no Parque nacional do Viruá e na Floresta Nacional do Viruá.

 

Dentre as ações desenvolvidas, a fiscalização de empreendimentos de pesca esportiva, atendimento de denúncias de pesca ilegal, combate ao tráfico de animais silvestres, entre eles, as tartarugas da Amazônia.

 

Os fiscais apreenderam os equipamentos de pescadores que transportavam 116 tartarugas em sacos de fibra, prontas para a comercialização. Apreenderam também 380 quilos de pescados diversos. Os peixes apreendidos foram doados para a Casa de Acolhimento José Vieira Guerra e para o Centro Especilizado Denise Mecias Santos, ambos em Caracaraí. Ao final, os petrechos foram queimados pelos policiais e os quelônios soltos na natureza.

 

Segundo o presidente da Femarh, Glicério Fernandes os pescadores profissionais são conscientes da proibição da pesca no período do defeso e devem se abster da pesca até que encerre o período de reprodução dos peixes da bacia do Rio Branco.