VIGILÂNCIA EM SAÚDE | Sesau recomenda necessidade de intensificação de ações contra as arboviroses

A Sesau (Secretaria de Saúde) recomendou nessa sexta-feira, 12, que os municípios intensifiquem ações de controle das arboviroses. Os dados mais recentes da dengue, por exemplo, apontam um aumento de 2.286% no número casos prováveis da doença este ano.

“O cenário epidemiológico da dengue é preocupante, por isso a importância da orientação aos gestores de todos os municípios. Nesse momento, é preciso estar atento, unir forças e combater o mosquito da dengue”, afirmou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.

Os municípios de Boa Vista e Rorainópolis, por exemplo, apresentaram aumento superior a 1000%. A medida também ocorre após a divulgação de um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que apontou a presença de casos do sorotipo 3 da dengue no país.

“É importante reforçar as ações de prevenção, como eliminação de criadouros, evitar água parada e lixo que acumulem água e sujeira, impedindo a proliferação do mosquito”, destacou.

O documento enviado aos municípios deixa clara a necessidade de intensificação de ações municipais articuladas entre áreas técnicas de saúde com os setores parceiros (Educação, Meio Ambiente, Defesa Civil, Assistência Social e outros), além de reforçar a importância da participação da sociedade civil na execução das estratégias de vigilância e o controle das doenças, reduzindo o risco de adoecimento e óbitos.

“Com isso, vamos conseguir reduzir o número de casos e evitar um surto com consequências que podem ser graves, como óbitos e internações”, finalizou Valdirene.